Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorDezorzi, Viviane Cristina Assumpção
dc.date.accessioned2017-07-12T13:22:03Z
dc.date.available2017-07-12T13:22:03Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3091
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014por
dc.description.abstractThis work has a claim to address the current challenges and advances of the democratic school management, the pedagogical and political issues and relationships of managers and teachers, a State School of basic education in the municipality of Sarandi/RS. Has the overall objective, understand how these relationships interfere in effective implementation of democratic management and learning of the students of the school. Presents a reflection on the democratic management of the public school, the role of the Manager in the face of challenge to encourage the participation of the school community in the pedagogical, financial and administrative decisions of the school. The research presented as goals, analyze the importance of democratic management for the quality of education;understanding the role of the Manager in the construction of an autonomous and participative public school understand the challenges and advances in school management. With views to the data collection carried out a field research with qualitative approach of type case study, with the application of a questionnaire for the policy team, teachers and School Board. Noting the importance of cooperation between managers of the school, school community, students and teachers, to enlarge the discussion spaces and join efforts in the fight for an effective democratic management, an essential condition for the improvement and quality of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectTrabalho participativopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleOs avanços e desafios da gestão escolar democrática em uma Escola Estadual de Educação Básica do Município de Sarandi/RSpor
dc.title.alternativeThe advances and dsafios of democratic school management in a Public School the Municipality of Sarandi/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem a pretensão de abordar os avanços e desafios atuais da gestão escolar democrática, as questões políticas e pedagógicas e as relações dos gestores e docentes, de uma Escola Estadualde Educação Básica localizada no Município de Sarandi/RS. Tem o objetivogeral,entender como estas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática e na aprendizagem dos educandos da escola. Apresenta uma reflexão sobre a gestão democrática da escola pública, o papel do gestor diante do desafio de favorecer a participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas, financeiras e administrativas da escola. Apesquisa apresenta como objetivos, analisar a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino; compreender o papel do gestor na construção de uma escola pública autônoma e participativa perceber os desafios e avanços da gestão escolar. Com vistasao levantamento de dados realizou-se uma pesquisa de campo, com abordagem de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com a aplicação de um questionário para a equipe diretiva, professoras e Conselho escolar.Observando-se a importância da cooperação entre os gestores da escola, comunidade escolar, alunos e professores, para ampliar os espaços de discussão e unir esforços, na luta por uma efetiva gestão democrática, condição essencial para a melhoria e qualidade da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto