Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 193-212 of 289
-
Matrícula obrigatória na educação infantil a partir dos quatro anos de idade: avanços e desafios e a implementação do proinfância no município de São Pedro do Sul
(2013-01-04)Esta monografia do curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM tem como tema "Matrícula obrigatória na Educação Infantil a partir dos quatro anos de idade: avanços e desafios e a implementação do Proinfância no ... -
“Meninas não gostam de carros, meninos não prestam atenção”: identidades de gênero no contexto escolar
(2018-08-17)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à linha de pesquisa LP2-Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como ... -
Metas e estratégias do plano municipal de educação para a educação infantil do município de Santa Maria - RS
(2016-01-12)Esta monografia objetiva analisar o Plano Municipal de Educação de Santa Maria-RS em relação as metas e estratégias para a Educação Infantil e busca responder como o referido Plano considera tais aspectos. Para tanto, se ... -
Modos de ver a arte na escola: contribuições para uma gestão escolar democrática e participativa
(2009-08-25)Este estudo buscou investigar a visão dos gestores a respeito da disciplina de artes na organização curricular. Objetivou, igualmente, verificar de que forma se dá a construção do PPP (Projeto Político-Pedagógico) das ... -
Narrativas de gestores de escolas públicas frente à política de inclusão escolar: um estudo de caso na região Centro-Oeste - RS
(2018-08-14)Esse estudo qualitativo de cunho sociocultural busca compreender se e como o termo “inclusão” vem tomando novos sentidos e significados para diferentes sujeitos em diferentes contextos. Para isso, gestores/as da Educação ... -
Novas tecnologias da informação e comunicação e formação inicial de professores de Matemática na UFSM: elementos teóricos e subsídios para discussão curricular
(2010-03-10)Esta pesquisa desenvolveu-se na linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar, do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade de Santa Maria. O trabalho buscou pesquisar indícios da utilização das ... -
Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo: um estudo de caso
(2006-09-05)Este estudo procurou analisar as origens e o desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, situado no Campus da Universidade Federal de Santa Maria. Inicialmente procurou-se contextualizar o objeto de ... -
Obrigatoriedade da educação infantil a partir da meta 1 do PNE: a qualidade em foco
(2018-08-31)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como objetivo ... -
Oferta de berçários na rede de ensino pública e privada do município de Santa Maria/RS
(2018-11-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender os processos que envolvem a oferta de turmas de berçário no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Santa Maria tendo em vista a implementação da Lei 12.796/2013. Em específico, ... -
O olhar da gestão escolar frente o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação e sua família
(2019-12-11)O presente trabalho aborda sobre a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as implicações que a gestão escolar, juntamente com a família, tem sobre esses sujeitos com essas características. Ao pensar nesses ... -
O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
(2017-01-30)Neste trabalho de monografia são abordados assuntos norteadores da Educação Especial pensando no trabalho em conjunto com a Gestão Escolar. O público da discussão são alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, ... -
Um olhar sobre as políticas públicas para a educação infantil : a inserção das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil n°5/2009 no cotidiano escolar de uma EMEI
(2012-08-07)Atualmente todos os níveis da Educação Básica no Brasil têm passado por mudanças em suas estruturas com a implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem sempre estas são legitimadas ... -
A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: ações de incentivo à leitura e à escrita na escola
(2016-01-25)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Gestão de Instituições Educacionais do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central ... -
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma nova possibilidade para formar professores de educação infantil?
(2018-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender e acompanhar a implementação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2018, a partir dos encontros formativos realizados no município de ... -
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação de professores
(2016-02-24)Este trabalho objetiva analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e sua relação com a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil, tendo por base as discussões ... -
O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
(2005)O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel da equipe diretiva, bem como outros elementos que envolvem o contexto escolar. A pesquisa integra ... -
O papel da escola na formação do cidadão: a construção da cidadania
(2006-12-19)O presente estudo analisa o papel da escola na formação do cidadão, na construção da cidadania. Essa construção acontece não só no contexto escolar, mas a partir do primeiro grupo social a que o indivíduo pertence, ou ... -
O papel da gestão na formação inicial de professores com vistas à educação inclusiva
(2013-03-07)Considerando a transversalidade da Educação Especial a qual vem perpassando todos os níveis, etapas e modalidades, é papel do professor de educação especial complementar e/ou suplementar o ensino dos sujeitos com necessidades ... -
O papel do professor como gestor da sua prática pedagógica na escola
(2006-08-24)Esse trabalho trata da importância do papel do professor gestor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim como a melhoria da qualidade de ensino através de práticas pedagógicas que considerem a participação e ... -
O papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena
(2004)O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores ...