Navegação Gestão Educacional por orientadores "Henz, Celso Ilgo"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 22
-
Aprendendo uma cultura de paz na educação infantil: limites, possibilidades e desafios
(2005-08-08)Este estudo busca compreender como os educadores e educandos das classes de Educação Infantil podem aprender uma cultura de paz no ambiente escolar. Aponta-se a Educação para a paz como possibilidade para uma infância e ... -
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na EJA: desafios e limites para a gestão escolar
(2013-02-05)De um modo geral, o momento atual no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI) é de grande interesse para a educação. Especificamente no contexto de EJA, o ensino de LI pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades ... -
A sala de aula como comunidade de investigação e a aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e participativa
(2012-05-03)Este trabalho apresenta a prática pedagógica como processo no desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da autonomia da criança. Para problematizar a questão me orientei pela fala de Lipman (2001) “toda criança nasce ... -
O gestor escolar frente ao aluno com necessidades educacionais especiais em situação de miserabilidade
(2011-03-02)A miserabilidade é um misto da vulnerabilidade social com a perspectiva econômica, crucial para o entendimento da necessidade educacional especial no contexto aqui apresentado. Esta perspectiva guia o estudo, realizado no ... -
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
(2007-02-09)Este trabalho tem como enfoque investigar a identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do Projeto Político Pedagógico em uma gestão democrática. Foram utilizados aportes de pesquisa bibliográfica, ... -
Gestão participativa: uma nova perspectiva de educação
(2011-03-01)Esta monografia objetiva apresentar o estudo sobre o processo de gestão participativa e democrática no Centro Social Marista Santa Marta. Este estudo fundamenta-se em ações integradas essenciais, que definem o rumo da ... -
A concepção problematizadora e libertadora da educação e a gestão escolar: o desafio da realidade
(2008-02-25)Este trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, um estudo bibliográfico, objetivou compreender o processo de gestão escolar e verificar como a gestão da escola pode viabilizar alternativas ... -
Que saudade da minha escola... vivenciando relações afetivas e dialógicas na gestão da Escola Rural Jacob Scheidt
(2012-07-05)Este trabalho tem por base reflexões e discussões realizadas ao longo de pesquisas anteriores acerca das relações de afetividade e dialogicidade; vimos percebendo o quanto estas permeiam e influenciam todo trabalho educativo, ... -
Vivenciando e aprendendo uma cultura organizacional democrática com as histórias infantis
(2008-02-01)Nesta pesquisa buscou-se investigar de que maneira as histórias infantis podem, ou não, contribuir na aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e humanizadora no ambiente escolar. Realizou-se este estudo no ... -
As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores
(2006-08-21)Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam funções de gestão em escolas da Rede de Ensino de Santa Maria, RS, visando identificar as concepções que os mesmos possuem sobre a formação ... -
Desafios na construção de escolas democráticas
(2011-02-28)Este trabalho refere-se ao estudo de teorias que podem contribuir para enfrentar desafios na construção de Escolas Democráticas. Objetiva suscitar reflexões e trazer algumas alternativas capazes de entranhar-se na vida ... -
A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
(2005-08-12)Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos Pais na Gestão da Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria-RS. A mesma caracterizou-se como um estudo de caso ... -
A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
(2005)Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos pais na gestão de uma Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria (RS). A mesma caracterizou-se como um estudo de ... -
Os desafios da gestão educacional junto aos novos professores que vivenciam práticas avaliativas na sua formação inicial
(2005-12-23)Esta pesquisa, insere-se no âmbito dos estudos sobre os desafios da gestão educacional junto aos novos professores que vivenciam práticas avaliativas específicas na sua formação inicial. O objetivo específico desse estudo ... -
A sala de aula com aluno incluído: desafios ao professor enquanto gestor de práticas pedagógicas emancipatórias
(2011-03-03)Na perspectiva da educação inclusiva, as necessidades educacionais estão presentes de forma continuada na escola comum; aqui serão analisadas problematizações diante desse processo. Parto de uma questão central, que norteou ... -
Gestão democrático-participativa: as relações interpessoais como mediadoras nos processos de compartilhamento entre saberes e fazeres
(2008-03-03)Essa pesquisa objetivou ressaltar a importância das relações interpessoais nos processos de gestão democrático-participativos. Buscou-se reconhecer e analisar os elementos valorativos de tais relações, como subsídio mediador ... -
A valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural na gestão das escolas do município de Mata
(2007-02-09)O Presente trabalho tem como objetivo pesquisar quais os conteúdos referentes à valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural de Mata são trabalhados nas escolas, com o objetivo de saber o que os alunos que concluem ... -
Gestão participativa no projeto político pedagógico do Colégio Franciscano Sant'Anna
(2009-06-25)Este trabalho analisa a condução das questões educacionais, a partir da gestão participativa na elaboração do Projeto Político Pedagógico do Colégio Franciscano Sant’Anna. A experiência realizada mostrou a efetiva ... -
Modos de ver a arte na escola: contribuições para uma gestão escolar democrática e participativa
(2009-08-25)Este estudo buscou investigar a visão dos gestores a respeito da disciplina de artes na organização curricular. Objetivou, igualmente, verificar de que forma se dá a construção do PPP (Projeto Político-Pedagógico) das ... -
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
(2009-01-21)Esta pesquisa, qualitativa e do tipo bibliográfica, investigou o diálogo entre hermenêutica e gestão democrática, oportunizando o encontro da hermenêutica com a educação. Levando em conta as reflexões gadamerianas acerca ...