Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorTorres, Thiago Alves
dc.date.accessioned2017-07-18T12:18:00Z
dc.date.available2017-07-18T12:18:00Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3109
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractAl largo de los siglos, el Brasil experimento diversas situaciones en su construcción de los procesos educativos. Con la llegada de los portugueses, toda la tradición, cultura y saberes de los pueblos nativos fueron ignorados, pasando a formarse los “nuevos brasileños” con una mentalidad y programa educativo europeo y excluyente. En la mitad del siglo XX, con un fuerte protagonismo de Paulo Freire, una nueva forma de pensar y hacer educación comienza a desarrollarse, viniendo a ser llamada de Educación Popular, que visaba la transformación de las realidades por medio del análisis crítico, dialogo, concientización y emancipación de los sujetos. Posteriormente, el Brasil aprueba la nueva ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (Ley 9.394/96), que da una nueva dirección lo que dice a la organización del sistema educativo, partiendo de conceptos como gestión democrática, participación y autonomía. El siguiente trabajo presenta un estudio acerca de las posibles contribuciones de la Educación Popular para la construcción del Proyecto Político-Pedagógico, que se consolida por medio de la gestión democrática y participativa. Además de eso, recuperara parte de la historia educacional nacional e internacional y la aplicabilidad de la educación popular en las instituciones formales de educación.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEducação popularpor
dc.titleContribuições da educação popular e da gestão democrática para a construção do projeto político-pedagógicopor
dc.title.alternativeContribuciones de la educación popular y gestión democrática para la construcción del proyecto político pedagógicospa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAo longo dos séculos, o Brasil experimentou diversas situações em sua construção dos processos educacionais. Com a chegada dos portugueses, toda a tradição, cultura e saberes dos povos nativos foram ignorados, passando-se a formar os “novos brasileiros” com uma mentalidade e programa educacional europeu e excludente. Na metade do século XX, com forte protagonismo de Paulo Freire, uma nova forma de pensar e fazer educação começa a ser desenvolvida, vindo a ser denominada de Educação Popular, que visava a transformação das realidades por meio de análise crítica, diálogo, conscientização e emancipação dos sujeitos. Posteriormente, o Brasil aprova a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), que dá nova direção no dizente à organização do sistema educacional, partindo de conceitos como gestão democrática, participação e autonomia. O presente trabalho apresenta um estudo acerca das possíveis contribuições da Educação Popular para a construção do Projeto Político- Pedagógico, que se consolida por meio da gestão democrática e participativa. Além disso, recuperará parte da história educacional no Brasil, as contribuições de Paulo Freire para a educação nacional e internacional e a aplicabilidade da educação popular nas instituições formais de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto