Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrancher, Vantoir Roberto
dc.creatorSchmitt, Roseli Cristina Vizoto
dc.date.accessioned2014-07-24T13:31:10Z
dc.date.available2014-07-24T13:31:10Z
dc.date.issued2009-11-28
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/310
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe concept of School Management - relatively recent - is extremely important, since we want a school that meets the current demands of social life: educate humanized citizens, offering also the possibility of judicial competence and skills and facilitates inclusion. Therefore, considering that the definition of school management appears to replace the term "school administration" to not only provide new ideas, but a new paradigm that seeks to establish a manufacturing orientation, from the dynamic relationships that occur dialectically in its context. Taking these concepts as reference, and believing that there is a lack of publications that address this issue, we propose to analyze seven papers that address this issue. As a result, most analyzed authors attributed the low interest to the lack of political decentralization of the federal spheres, as one of the biggest obstacles in the consolidation of the ideals of democracy. Also, they stressed the importance of collective work in educational institutions and the role of managers is essential in resistance to the means of mass communication. However, it was obvious a unanimous about the importance of establishing a democratic management within the school framework for achieving the so much craved quality in education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectQualidadepor
dc.titleA gestão democrática na contemporaneidade: uma revisão de literaturapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO conceito de Gestão Escolar - relativamente recente é de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais exigências da vida social: formar cidadãos humanizados, oferecendo, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção social. Entendendo que a definição de gestão escolar surge em substituição ao termo administração escolar, para não somente representar novas idéias, mas sim um novo paradigma, que busca estabelecer uma orientação transformadora, a partir da dinamização de relações que ocorrem dialeticamente em seu contexto. Ao tomarmos essas concepções como referencial, e acreditando que há uma carência de publicações que abordam esse tema, propomo-nos a analisar sete artigos que tratam desse assunto. Como resultado desse trabalho constatamos que a maioria dos autores analisados atribuem à falta de políticas descentralizadoras das esferas federais, como um dos maiores entraves na consolidação dos ideais de democracia. Também, foi ressaltada a importância do trabalho coletivo dentro das instituições escolares e de como o papel dos gestores é fundamental na resistência aos meios de comunicação de massa. Entretanto, ficou evidenciada uma unanimidade quanto a importância da instauração de uma gestão democrática dentro do contexto escolar para que se atinja a qualidade na educação que tanto se almeja.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples