Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Diogo Baggio
dc.creatorGlienke, Guilherme de Moura
dc.date.accessioned2024-01-15T10:49:39Z
dc.date.available2024-01-15T10:49:39Z
dc.date.issued2023-07-21
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31137
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe present work aims to elaborate on an interpretive proposal for a composition that transitions between classical and popular music: the Suite para Contrabajo y Guitarra Flamenca by the Argentine composer and bassist Andrés Martín. This proposal was developed through the analysis of the composition, following certain guidelines outlined by Rink (2019). It involves understanding the musical structure and rewriting certain sections of the piece. Furthermore, the milonga, a South American musical genre, not only appears in the composition but also serves as the connecting thread between my experiences in popular music and this Suite. The study also discusses cultural and musical aspects related to milonga, which were necessary for a better understanding of the composition and to provide a foundation for interpretive choices. Additionally, it explores how skills such as improvisation, typically acquired by musicians through informal learning, can be applied in the process of studying and interpreting this composition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPerformance musicalpor
dc.subjectContrabaixopor
dc.subjectViolãopor
dc.subjectAprendizagem informalpor
dc.subjectMusical performanceeng
dc.subjectDouble basseng
dc.subjectGuitareng
dc.subjectInformal learningeng
dc.titleSuite para Contrabajo y Guitarra Flamenca de Andrés Martín: uma proposta interpretativapor
dc.title.alternativeSuite para Contrabajo y Guitarra Flamenca de Andrés Martín: an interpretative proposaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMúsica: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogiapor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta interpretativa para uma obra que transita entre a música erudita e a música popular, a Suite para Contrabajo y Guitarra Flamenca do compositor e contrabaixista argentino Andrés Martín. Esta proposta foi desenvolvida a partir da análise da obra, feita através de algumas diretrizes apontadas por Rink (2019), e envolveu o entendimento da forma da música, assim como a reescrita de alguns trechos da obra. Como a milonga, gênero musical sul-americano, além de estar presente na obra, acabou por ser fio condutor que ligou as minhas vivências na música popular com esta Suíte, no trabalho também se discute alguns aspectos culturais e musicais desta, o que se fez necessário para uma melhor compreensão da obra e para fundamentar algumas escolhas interpretativas. Além disso, também se discute de que maneira algumas habilidades, como a improvisação, que geralmente são adquiridas por músicos através da aprendizagem informal podem ser aplicadas no processo de estudo e interpretação desta obra.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto