dc.contributor.advisor | Baggio, José Eduardo | |
dc.creator | Bratkowski, Bianca Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2017-07-18T15:40:12Z | |
dc.date.available | 2017-07-18T15:40:12Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3117 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This article proposes to investigate and reflect on the use of technology in classrooms for Literature and how they influence the formation of readers. For this, a qualitative and quantitative research with students from a school in Canoas- RS was held, by application and subsequent analysis of questionnaires to students and professors of literature of high school. Based on the research conducted, it is evident that students have the habit of reading, have Internet access, and teachers use TIC in the classroom, though with scarce resources. As reported by the research participants, TIC used by teachers are important elements for the teaching-learning process involved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Leitor | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Literatura e TIC: a formação do leitor na era digital | por |
dc.title.alternative | Literature and TIC: the formation of the reader in the digital age | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo se propõe a investigar e refletir sobre o uso das tecnologias nas aulas de Literatura e de que forma elas influenciam na formação de leitores. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa com alunos de uma escola do município de Canoas – RS, através de aplicação e posterior análise de questionários aos alunos e professores da disciplina de literatura do ensino médio. Com base na pesquisa desenvolvida, evidencia-se que os alunos têm o hábito de ler, têm acesso à internet, e os professores usam TIC em sala de aula, embora com recursos escassos. Conforme relatado pelos participantes da pesquisa, as TIC usadas pelos professores são importantes elementos para o processo ensino-aprendizagem dos envolvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |