Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorStum, Lidiane Valin
dc.date.accessioned2024-01-24T12:43:03Z
dc.date.available2024-01-24T12:43:03Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31261
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractDuring the Covid-19 pandemic between 2020 and 2021, the EIS adopted a remote teaching regime, which allowed students to keep studying. This research seeks to answer the following question: which resources and methodological strategies were used in the Libras subject by deaf professors in universities during the pandemic? What were the major challenges faced? The general objective is to investigate the practices that professors did remotely during the pandemic in their main educational institution. The specific objectives seek to describe the challenges faced by deaf professors in university classes realized during the pandemic between 2020-2021 and verify if there were any changes at their work before and after the pandemic. The methodology used was qualitative, a case study through a questionnaire sent to the professors as a Libras video. The questionnaire had 8 questions and was answered by the professors. It’s observed that the main platform used during the pandemic were Google Meet to realize web conferences and Moodle as a Virtual Learning Environment. In the Libras teaching, which is a linguistic system of visual motor nature and with its own grammatical structure, there’s a great importance in the visual field. After an analysis of the results, it was possible to conclude that many materials were used by the professors as visual resources, such as videos, images and texts in their remote classes, while they had difficulty following the students' understanding during classes and internet connection problems, which also affected the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLibraspor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectProfessor Surdopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectLibraseng
dc.subjectTeaching Practiceseng
dc.subjectDeaf Professorseng
dc.subjectUniversity Educationeng
dc.titleLibras e a prática docente durante a pandemia: recursos e estratégias metodológicas utilizadas por professores surdos no Ensino Superiorpor
dc.title.alternativeLibras and teaching practice during the pandemic: resources and methodological strategies used by deaf teachers in higher educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoDurante a pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, as IES passaram a adotar um regime de aulas remotas, o que possibilitou que os estudantes prosseguissem com seus estudos. Este estudo busca responder ao questionamento: quais os recursos e estratégias metodológicas foram utilizadas na disciplina de Libras, por professores surdos, durante o período de pandemia no Ensino Superior? E quais os principais desafios enfrentados? Como objetivos procura-se investigar as práticas docentes realizadas de forma remota durante a pandemia na instituição de origem do docente. Como objetivos específicos busca-se descrever os desafios enfrentados por professores surdos no ensino superior durante a pandemia nos anos 2020-2021 e, verificar se houve mudanças no trabalho realizado antes e depois do período de pandemia. A metodologia utilizada foi a do tipo qualitativa, através de um estudo de caso. Utilizou-se, como instrumento de pesquisa, de um questionário que foi enviado aos três sujeitos - docentes surdos, em formato de vídeo em Libras. O questionário possui oito perguntas que foram respondidas pelos docentes. Percebe-se que as principais plataformas utilizadas durante a pandemia foram o Google Meet para webconferências e o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem. No ensino da Libras, denominado como um sistema linguístico de natureza visual motora e com estrutura gramatical própria, existe uma grande importância na questão da visualidade. Após análise dos resultados, foi possível concluir que os professores utilizaram-se de muitos materiais de recurso visual como vídeos, imagens e textos nas aulas remotas, enquanto tiveram a dificuldade de acompanhamento dos estudantes e problemas de conexão com a internet, fator que afetou também os estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto