Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorCloss, Keula Maqueli
dc.date.accessioned2017-07-20T12:07:28Z
dc.date.available2017-07-20T12:07:28Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3127
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe research presents the school inclusion theme about the function of the school management in the process of inclusion in a regular school at an Elementary Farm School in Venâncio Aires town. It needs to be recognize the importance of studies that look for a reflective analysis of how has been the inclusion process by the subjects involved and by the blanks in the educational system, in a field of school management and inclusion. Therefore, it comes to our attention look into: how does occur the inclusion process in an Elementary Farm School and in which way the management school adds to this process? Still, are outlined as particular goals: to get to know teachers conceptions regarding inclusion; identify the faced challenges by the school in this process; verify the treatment way of the included student at school. There were eight collaborators, employees representatives, teachers and the school board. Methodology consisted in a case study, with qualitative approach using questionnaires to a data gathering; the data analysis was formed from a categorization trough a content analysis. It can be observed as one of the results the lack of involvement and participation from the families in the inclusion process; and the need of having a support time to contribute in the challenge of school inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDesafiospor
dc.titleUm diálogo sobre a inclusão a partir da gestão escolar e seus atorespor
dc.title.alternativeA dialogue about inclusion from the school management and its performerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa apresenta a temática da inclusão escolar acerca da função da gestão escolar no processo de inclusão na rede regular de ensino em uma Escola de Educação Fundamental do Campo, do município de Venâncio Aires/RS. Reconhece-se a importância de estudos que busquem a análise reflexiva de como está sendo o processo de inclusão por parte dos sujeitos envolvidos e das lacunas do sistema educacional, dentro do campo de gestão e inclusão escolar. Assim, propõe-se investigar: Como ocorre o processo de inclusão em uma escola de ensino fundamental do campo e de que forma a gestão escolar contribui neste processo? Delineiam-se, então, como objetivos específicos: Averiguar as concepções dos professores referentes à inclusão; Identificar os desafios enfrentados pela escola no processo de inclusão; verificar a forma de tratamento do aluno incluído na escola. Foram oito os colaboradores, representantes dos segmentos de funcionários, professores e direção. A metodologia constituiu-se em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando-se questionários para a coleta de dados; a análise dos dados foi realizada a partir de categorização, através da análise de conteúdo. Observou-se como um dos resultados,entre outros, a falta de envolvimento e participação da família no processo de inclusão, e a necessidade de haver uma equipe de apoio para contribuir neste desafio da inclusão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto