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dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorDrescher, Carla Hulda Pfeifer
dc.date.accessioned2017-07-20T12:12:47Z
dc.date.available2017-07-20T12:12:47Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3128
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe work aims to show the importance of creating the School Board for the democratization of education in school. This constitutes a forum for discussion of all school segments, through which the school can define actions that address the desires of all for the improvement of education. Thus, the present study sought to understand how the formation of the School Board in the school and its subsequent operation, can contribute to a democratic management of education in schools. In this sense, a literature review on the theme and also a case study was carried out by applying a questionnaire in a school Elementary School Full Bonita county Lagoa do Sul-RS, this school that does not have a School Board constituted and faces a number of difficulties for student learning but also on issues related to the presence of parents in the school environment as regards participation in the school life of their children. There was a need to form a School Council at the school, which is an alternative approach to all segments schools_ parents, teachers, students, staff, management team and Community_ in order to get school education improvement strategies and also to increase the participation and commitment of all to education. The monthly or even weekly meeting of all segments through the School Council, is a dialog tool and respect for differences, through which it carries on citizenship and democracy, which provides the opportunity to participate and transform education. Therefore, the School Board strengthens democracy within the school environment and establishes the commitment of all to the school and improving the quality of education, contributing to the construction of a significant knowledge to society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleA importância do conselho escolar para a gestão democrática da escolapor
dc.title.alternativeThe council of importance to school management democratic schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho procura demonstrar a importância da criação do Conselho Escolar para a democratização da educação na escola. Este se constitui em um espaço de discussão de todos os segmentos escolares, através do qual a escola pode definir ações que contemplem os desejos de todos em prol da melhoria da educação. Assim, o presente trabalho procurou compreender como a formação do Conselho Escolar na escola e seu consequente funcionamento, pode contribuir para uma gestão democrática da educação no âmbito escolar. Neste sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto e também um estudo de caso, através da aplicação de um questionário em uma escola de Ensino Fundamental Completo do município de Lagoa Bonita do Sul-RS, escola esta que não apresenta um Conselho Escolar constituído e enfrenta uma série de dificuldades quanto a aprendizagem dos alunos como também nas questões referentes a presença dos pais no ambiente escolar no que se refere a participação na vida escolar de seus filhos. Verificou-se a necessidade da formação de um Conselho Escolar na escola estudada, sendo este uma alternativa de aproximação de todos os segmentos escolares_ pais, professores, alunos, funcionários, equipe diretiva e comunidade_ com a finalidade de buscar estratégias de melhoria do ensino da escola e também de ampliar a participação e o comprometimento de todos para com a educação. A reunião mensal ou até semanal de todos os segmentos, através do Conselho Escolar, é uma ferramenta de diálogo e de respeito às diferenças, através do qual se exerce a cidadania e a democracia, que fornece a possibilidade de participar e de transformar a educação. Portanto, o Conselho Escolar fortalece a democracia dentro do ambiente escolar e estabelece o comprometimento de todos para com a escola e a melhoria da qualidade do ensino, contribuindo para a construção de um conhecimento significativo para a sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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