Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSawitzki, Rosalvo Luis
dc.creatorKlein, Rafael Rodrigo
dc.date.accessioned2017-07-21T12:14:24Z
dc.date.available2017-07-21T12:14:24Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3134
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper presents a study on the teaching methods used in sports training in school. From the sports training courses, we discuss about the methodological procedures in sports education relating them to the teaching methods used, with age, with pre-developed skills and the social reality of the student. It means that sports activities in schools should be based on teaching methodologies and plans to support quality training that can legitimize the content to be taught and that, in fact, provide full and multilateral training of the student. It stands out in this work, the teaching methodology based on conditioned games as a methodological option in school sports because of this students the tactical intelligence, the individual technique, autonomy, sense of responsibility, decision-making power, the capacity problem solving, creativity, initiative and reading of the game, a dynamic, motivating and spontaneously. Thus, we enable the development of integral education of the student through the cognitive, emotional and social aspects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectEsportepor
dc.titleMetodologia de ensino na formação esportiva na escolapor
dc.title.alternativeTeaching methods in sports training in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoNeste trabalho, apresenta-se um estudo sobre as metodologias de ensino utilizadas na formação esportiva na escola. A partir dos estágios de formação esportiva, discute-se sobre os processos metodológicos no ensino dos esportes relacionando-os com os métodos de ensino utilizados, com a faixa etária, com as habilidades pré-desenvolvidas e com a realidade social do aluno. Entende-se que as práticas esportivas no âmbito escolar podem se pautar em metodologias e planejamentos de ensino que sustentem uma formação de qualidade, que possam legitimar o conteúdo a ser ensinado e que, de fato, proporcionem a formação integral e multilateral do educando. Destaca-se, neste trabalho, a metodologia de ensino baseada nos jogos condicionados (GARGANTA, 1998) como opção metodológica no ensino dos esportes pelo fato desta estimular nos alunos a inteligência tática, a técnica individual, a autonomia, o senso de responsabilidade, o poder de decisão, a capacidades de resolver problemas, a criatividade, a iniciativa e a leitura do jogo, de uma forma dinâmica, motivadora e espontânea. Desse modo, possibilitamos o desenvolvimento da formação integral do aluno a partir dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto