Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorMarques, Eliandra Gomes
dc.date.accessioned2014-08-11T13:31:30Z
dc.date.available2014-08-11T13:31:30Z
dc.date.issued2011-12-05
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/324
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study brings contributions to discussions around the construction of the political project of solidarity economy in Brazil pedagogical employing participatory methodologies that facilitate the understanding of the subjects involved in the constructive process of pedagogical political project due to pedagogical dimension which show. Problematize the importance of solidarity economics guide their political project and social pedagogical praxis and involve educators and teachers manufacturing process based on the principles, practices, and methodologies, self-management and popular education. Search through the methodological procedure of action research to unite the different knowledge to facilitate reflection on improving the practice, comprising experienced it and transforming it. The proposition of participatory methodologies in formative activities contributed to the interaction through dialogue between those involved, favouring the exchange of knowledge and the generation of knowledge and raising the level of consciousness of the subject. It was concluded that the theoretical-methodological reference action research allows the pedagogical practice is set in a dialogic dynamics, democratic, participatory and collective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectPesquisa-açãopor
dc.subjectEconomia solidáriapor
dc.subjectMetodologias participativaspor
dc.titleA construção do projeto político-pedagógico da economia solidáriapor
dc.title.alternativeConstruction’s political-pedagogical project of solidarity economyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo traz contribuições às discussões em torno da construção do projeto político-pedagógico da economia solidária no Brasil empregando metodologias participativas, que facilitam a compreensão dos sujeitos envolvidos no processo construtivo do projeto político-pedagógico devido à dimensão pedagógica que evidenciam. Problematiza a importância de a economia solidária pautar seu projeto político e social na perspectiva da práxis pedagógica transformadora e envolver educadores e educadoras nesse processo baseado nos princípios, práticas e metodologias da autogestão e da educação popular. Busca através do procedimento metodológico da pesquisa-ação unir os diferentes conhecimentos a fim de facilitar a reflexão sobre a prática vivida melhorando-a, compreendendo-a e transformando-a. A proposição de metodologias participativas em atividades formativas contribuiu para a interação através do diálogo entre os envolvidos, favorecendo a troca de saberes e a geração do conhecimento e elevação do nível de consciência dos sujeitos. Concluiu-se que os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa-ação permitem que a prática pedagógica se defina de forma dialógica, coletiva, participativa e democrática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples