dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Marques, Eliandra Gomes | |
dc.date.accessioned | 2014-08-11T13:31:30Z | |
dc.date.available | 2014-08-11T13:31:30Z | |
dc.date.issued | 2011-12-05 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/324 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study brings contributions to discussions around the construction of the political project of solidarity economy in Brazil pedagogical employing participatory methodologies that facilitate the understanding of the subjects involved in the constructive process of pedagogical political project due to pedagogical dimension which show. Problematize the importance of solidarity economics guide their political project and social pedagogical praxis and involve educators and teachers manufacturing process based on the principles, practices, and methodologies, self-management and popular education. Search through the methodological procedure of action research to unite the different knowledge to facilitate reflection on improving the practice, comprising experienced it and transforming it. The proposition of participatory methodologies in formative activities contributed to the interaction through dialogue between those involved, favouring the exchange of knowledge and the generation of knowledge and raising the level of consciousness of the subject. It was concluded that the theoretical-methodological reference action research allows the pedagogical practice is set in a dialogic dynamics, democratic, participatory and collective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Pesquisa-ação | por |
dc.subject | Economia solidária | por |
dc.subject | Metodologias participativas | por |
dc.title | A construção do projeto político-pedagógico da economia solidária | por |
dc.title.alternative | Construction’s political-pedagogical project of solidarity economy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo traz contribuições às discussões em torno da construção do projeto político-pedagógico da economia solidária no Brasil empregando metodologias participativas, que facilitam a compreensão dos sujeitos envolvidos no processo construtivo do projeto político-pedagógico devido à dimensão pedagógica que evidenciam. Problematiza a importância de a economia solidária pautar seu projeto político e social na perspectiva da práxis pedagógica transformadora e envolver educadores e educadoras nesse processo baseado nos princípios, práticas e metodologias da autogestão e da educação popular. Busca através do procedimento metodológico da pesquisa-ação unir os diferentes conhecimentos a fim de facilitar a reflexão sobre a prática vivida melhorando-a, compreendendo-a e transformando-a. A proposição de metodologias participativas em atividades formativas contribuiu para a interação através do diálogo entre os envolvidos, favorecendo a troca de saberes e a geração do conhecimento e elevação do nível de consciência dos sujeitos. Concluiu-se que os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa-ação permitem que a prática pedagógica se defina de forma dialógica, coletiva, participativa e democrática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |