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dc.creatorEtchepare, Luciane Sanchotene
dc.date.accessioned2007-10-04
dc.date.available2007-10-04
dc.date.issued2004-06-05
dc.identifier.citationETCHEPARE, Luciane Sanchotene. EVALUATION OF MOTOR PERFORMANCE OF STUDENTS, FROM 11 TO 14 YEARS OLD, OF ELEMENTARY EDUCATION OF PUBLIC SCHOOL IN SANTA MARIA, RS: STUDY OF CASE. 2004. 143 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3299
dc.description.abstractThe purpose of this study is to provide to Physical education teachers knowledge about evaluation of motor performance in elementary school. The motor performance was characterized by the variables of motor skill, corporeal-kinesthesis intelligence, and motor fitness. Those variables were measured through three batteries of tests: the Bruininks-Ozeretzky Battery (BOB) to measure motor skill; Xavier Battery (ICC) to measure corporeal-kinesthesis intelligence; and one battery test to measure motor fitness. The sample was composed by 67 boys and 83 girls, aged between 11-14 years, enrolled in the municipal system of teaching in Santa Maria. The sample performed the three batteries in different periods of time and afterwards participated in individuals enterview. It is possible to conclud that all batteries above may be used in any brazilian public school, as long as they are adapted to the environment available. What and how to evaluate should depend on the objectives and goals planned by teachers and students. The choice of tests and/or test batteries will depend on the knowledge of the teacher related to the use of materials, concerning to the variables that are being evaluated as well as interpreting the results. It is not enough to only choose the right instruments. The teachers should be certain about the physical space, the abilities to measure, the useful time to use the instruments, the number of students and the number of staff needed, and also about the material available. The brazilian teachers of public schools have a great knowledge about their field of work, a lot of creativity and dedication, since today, the lack of material can t be use as an excuse for their pedagogic failure.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectTestes motorespor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectMotor performance testseng
dc.titleAvaliação do desempenho motor de escolares, entre 11 e 14 anos de idade, do ensino fundamental de escola pública de Santa Maria, RS: estudo de casopor
dc.title.alternativeEvaluation of motor performance of students, from 11 to 14 years old, of elementary education of public school in Santa Maria, RS: study of caseeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoBusca-se, através deste estudo, proporcionar aos professores de Educação Física conhecimentos relacionados à avaliação do desempenho motor nas séries finais do Ensino Fundamental. O desempenho motor foi caracterizado pelas variáveis: Proficiência Motora, Inteligência corporal-cinestésica e Aptidão Motora. Estas variáveis foram medidas através de três baterias de testes: a Bateria de Bruininks-Ozeretzky (TBO) para medir Proficiência Motora, a Bateria de Xavier (ICC) para medir Inteligência Corporal-cinestésica e uma bateria de testes para medir Aptidão Motora. Compõem a amostra 67 meninos e 83 meninas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria regularmente matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental e na faixa etária dos 11 aos 14 anos. A amostra foi submetida as três baterias de testes em períodos diferentes e posteriormente a entrevistas individuais. Conclui-se que todas as baterias citadas anteriormente podem, desde que adaptadas, serem aplicadas nas condições oferecidas pelas escolas públicas brasileiras. O que e como avaliar deve sempre depender dos objetivos e das metas previamente estabelecidas pelos professores e alunos. A escolha dos testes e/ou baterias de testes vai depender do grau de conhecimento do professor avaliador, quanto aos instrumentos escolhidos tanto no que se refere as variáveis avaliadas como na interpretação posterior dos escores encontrados. Não basta escolher adequadamente os instrumentos de coleta de dados, os professores devem ter o máximo de certeza quanto ao espaço físico, as habilidades a serem medidas, o tempo útil para a aplicação dos instrumentos, o número de sujeitos avaliados e de avaliadores necessários e a disponibilidade de materiais. Os professores de escolas públicas brasileiras devem, ter um vasto conhecimento sobre a sua área de atuação, muita criatividade e dedicação ao desempenhar seu papel, pois hoje a falta de recursos materiais não serve mais como desculpa para os fracassos pedagógicos.por
dc.contributor.advisor1Pires Neto, Candido Simoes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797772J4por
dc.contributor.referee1Santos, Daniela Lopes dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788521A6por
dc.contributor.referee2Lameira, Leocadio Jose Correia Ribas
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788665P7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763830A0por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humanopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor


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