Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorWottrich, Tarciana
dc.date.accessioned2014-08-12T12:14:56Z
dc.date.available2014-08-12T12:14:56Z
dc.date.issued2011-07-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/329
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper was developed from a case study, where the field research was used and the qualitative research was adopted. The investigation presents the generation of electric energy as an instrument for the practice of environmental education in the school, through visits to the SHP (Small Hydroelectric Plant) of the Palmeira River. The study indicates the environmental education as a contemporaneous school practice and emphasizes its contributions for the environment. It also suggests the realization of a brief reflection about the difficulties of the man on the rational use of electric energy. From the contextualization of the company Hidroelétrica Panambi S/A – Hidropan – the social relevance which the social and environmental initiatives represent for the environmental and economical balance of the country is elucidated. Finally, the necessity to create propositions of similar works is highlighted, with a view to involving the school community on the issue of the environmental education. There is a belief that the companies have an essential role on the formation of subjects who are conscious and co-responsible for the sustainability of the planet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnergia elétricapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectUso racional de energia elétricapor
dc.titleEducação ambiental como ferramenta para o uso racional de energia elétricapor
dc.title.alternativeEnvironmental education as a tool for the rational use of electric energyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo de caso, onde se utilizou a pesquisa de campo e adotou-se a abordagem qualitativa. A investigação apresenta a geração de energia elétrica como instrumento para a prática de educação ambiental em âmbito escolar, através da realização de visitas a PCH Rio Palmeira. O estudo sinaliza a educação ambiental como prática escolar contemporânea e destaca as suas contribuições para com o meio ambiente. Também se propõe a realizar uma breve reflexão sobre as dificuldades do homem na utilização racional da energia elétrica. A partir da contextualização da empresa Hidroelétrica Panambi S/A Hidropan - elucida-se a relevância social que as iniciativas sociais e ambientais representam para o equilíbrio ambiental e econômico do país. Por fim, ressalta-se a necessidade de criação de proposições de trabalhos similares, com vistas ao envolvimento da comunidade escolar na temática educação ambiental. Acredita-se que as empresas tem um papel essencial na formação de sujeitos conscientes e co-responsáveis com a sustentabilidade do planeta.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples