dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Sebalhos, Kátia Simone Cezar | |
dc.date.accessioned | 2014-08-12T13:09:07Z | |
dc.date.available | 2014-08-12T13:09:07Z | |
dc.date.issued | 2011-03-02 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/332 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Teacher education through distance mode has gained increasing prominence
due to the educational changes with the advances in information technologies.
Therefore, it is necessary to reflect on the impacts of online teacher education on
school management. To do that, this research aims to trace the distance education
path, from its beginning to the present time as well as analyze the graduates’
experiences in the Distance Education Management Specialization Course of
UFSM/UAB. This study is based on an exploratory, qualitative approach, using the
procedure of literature review. The proposed discussions and accounts indicated that
the graduates have a positive perception of their experiences in the course, as they
have developed a critical awareness of the manager’s role and management, with
the possibility of improvement and meaningful changes in their practices and in the
school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação do gestor | por |
dc.subject | EaD (Educação a Distância) | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | A formação do gestor a distância e seus impactos na gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The impacts of online teacher education on school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante das transformações ocorridas no âmbito educacional com os avanços das novas tecnologias de informação, a formação do professor associada à modalidade de Educação à Distância ganha crescente importância. Dentro dessa perspectiva, faz-se necessário refletir sobre a formação do gestor inserido neste contexto e seus reflexos na gestão escolar. Para tanto, esta pesquisa propõe-se a resgatar a trajetória da Educação à Distância, desde seu surgimento até o presente momento, bem como analisar as experiências vivenciadas por egressos do Curso de Especialização à Distância em Gestão Educacional da UFSM/UAB, a fim de avaliar o impacto deste processo em suas práticas sociais nos contextos de ensino em qu atuam. Trata-se de um estudo exploratório, de cunho qualitativo, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica. A partir dos relatos e das discussões propostas, pode-se identificar uma percepção positiva dos egressos em relação às experiências vivenciadas ao longo do Curso, na medida em que os educadores desenvolvem uma consciência crítica sobre o seu papel como gestor e sobre a gestão, com vistas à melhoria e mudanças significativas em suas práticas e na gestão escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |