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dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorSoares, Helmiton Francisco
dc.date.accessioned2014-08-12T14:31:41Z
dc.date.available2014-08-12T14:31:41Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/337
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study offers an analysis regarding human relationship and it implications on educational management in municipals schools of Nonoai (RS), focusing on the importance of communication and how it works in daily school routines. Had participation in this study, eight professionals of education, four of each school, (principals, coordinators and teachers from beginners and final years of Fundamental School). It was chosen qualitative approach (as study cases), and it was applied a questionnaire with open questions. Information was interpreted using simple categorization, and closed to the analysis of content. These reflections indicate the importance of a human relationship based on dialogue and the need of innovate more and more in the school management. The management based on dialogue-management can works as an integrative factor that can close different cultures, reducing historical, social and political consequences and producing appreciation for to dialogue. Orality is an approximation factor to improve human relationship in the scholar group and is an efficient way to include and to accept social differences. A renewed “praxis” is really necessary nowadays especially because the technological information has most been used than personal contact. The organizational quality mainly in the human relationships became obvious in the information from all collaborators as a way to get a level of teaching in which all the professionals of education that are involved in the school process, could be listen and valued. The consolidation of a democratic and participative management requests to much communication, besides the development of many actions in which learners and teachers could interact for general work developing efficient actions in the formation of a participative citizen.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações humanaspor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleAs relações humanas na gestão de escolas municipais de Nonoai/RSpor
dc.title.alternativeThe human relationships in the management of municipal schools of Nonoai/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo é uma proposta de análise das relações humanas e suas implicações na gestão, de escolas municipais de Nonoai (RS), com o seu foco nos diálogos das escolas e as relações no cotidiano escolar. Participaram oito profissionais da educação de duas escolas, sendo quatro de cada escola, diretora, coordenadoras e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, sendo aplicado questionário com perguntas abertas. Para a interpretação das informações, utilizou-se categorização simples. As reflexões apontam para a importância de uma relação humana alicerçada no diálogo e na necessidade de inovar cada vez mais na gestão escolar. A gestão diálogo, trabalhada como fator de integração aproxima culturas e diminui sequelas históricas, sociais e políticas implantando o gosto pelo diálogo. A oralidade como fator de aproximação das relações humanas da comunidade escolar na perspectiva da cidadania é uma forma eficaz de inclusão e de aceitação das diferenças sociais. Uma práxis inovadora é necessária em uma época que muito pouco se valoriza o diálogo in loco e muito se valoriza o diálogo digital. A qualidade organizacional, principalmente nas relações humanas evidenciou-se nos apontamentos dos colaboradores para se chegar a um patamar de ensino tendo todos os profissionais da educação envolvidos no contexto escolar sejam ouvidos e valorizados. A consolidação de uma gestão democrática participativa requer muita comunicação, além do desenvolvimento de ações e serviços onde educando e educadores interajam pelo trabalho coletivo desenvolvendo uma efetiva ação de formação do cidadão participativo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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