Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZientarski, Clarice
dc.creatorSantos, Elisandra Aparecida dos
dc.date.accessioned2014-08-13T12:26:46Z
dc.date.available2014-08-13T12:26:46Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/341
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work is about the Democratic Management of Public Schools and the importance of the Pedagogical and Political Project, as a guiding instrument for democratic schools. Therefore, it sought out to analyze how the planning and the execution of the pedagogical and political project work, as well as its peculiarities. It also verified, on the own document, the way the topics about the participation the democratic principles are approached. Thus, trough a case study, based on a documental research and through informal talking, it checked the execution project of PPP of a state public school. In this school it was identified the existence of a collective construction which prioritizes discussion and adapts the existent differences to the local peculiarities. In the documents of the school it was concluded that the school’s PPP follows a planning according to the democratic management enriching the members involved giving them voice and role. It is also highlighted that, during the research in the city school through informal talking to the teachers and clerks, it was seen that the school doesn’t have the document and it is not planned by the school community, which does not comply with the principles of a democratic management. It was concluded that the PPP is a fundamental document in the school and thus it must be carried out by the school community so that the democratic management finds its sustainment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectDemocratização da educaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleGestão escolar democrática: reflexões na elaboração e execução do projeto político pedagógicopor
dc.title.alternativeDemocratic school management: reflexes on the planning and execution of the pedagogical and political projecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho trata sobre a Gestão democrática da Escola Pública e da importância do Projeto Político Pedagógico, como um instrumento norteador de uma escola democrática. Nesse sentido, buscou-se como objetivo geral desse trabalho analisar a forma como ocorre a execução e elaboração do projeto político pedagógico, bem como suas peculiaridades. Procurou verificar ainda, no próprio documento, a forma como são colocadas as questões da participação e princípios democráticos. Assim através de um estudo de caso, fundamentado em uma pesquisa documental e através de conversa informal, verificou-se o processo de execução do PPP de uma escola estadual e municipal. Na escola estadual se identificou a existência de uma construção coletiva, a qual prioriza o diálogo e oportuniza as diferenças existentes com as peculiaridades locais. No documento da escola estadual constatou-se que o PPP segue uma elaboração dentro de uma gestão democrática, valorizando os membros envolvidos, dando a estes membros voz e vez. Destaca-se ainda, que durante a realização da pesquisa na escola municipal através de uma conversa informal com professores e funcionários, verificou-se que a escola não possui o documento e que o mesmo não é elaborado pelo coletivo escolar, o que fere profundamente os princípios de uma gestão democrática. Concluiu-se que o Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental na escola e por isso deve ser construído e desenvolvido pelo coletivo escolar para que a gestão democrática encontre sustentação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples