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dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorSerpa, Vera Regina da Silva
dc.date.accessioned2014-08-13T13:31:29Z
dc.date.available2014-08-13T13:31:29Z
dc.date.issued2011-03-02
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/342
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe Development Plan (PDE) launched in April 2007, the federal government, aims to be an instrument of public policy arena to increase quality in basic education, through an articulation between the federal, state and municipal education . Uncover the questions which the PDE is presents a great challenge. From this perspective, it is necessary to understand the National Education (PNE) and knowing the index of Basic Education Development (IDEB), constructed from data collected in School Census. Based on this, this paper aims to examine the experience of implementation of the Education Development Plan in the context of the State School High School, the city of Dilermando de Aguiar. From the experience of being in the vice-director of the school and later as president of the School Board in the period that the school received funding from the PDE, broke out the following research problem: what are the implications and challenges of implementation of the PDE-SCHOOL school context, and what actions the school implemented to achieve those goals. Therefore, this study was based on documents provided by the school, documents available on the MEC and educational participation in meetings that have addressed this issue. Finally, we conclude that the PDE is not really a plan but a program, and the school had considered as positive: an improvement in infrastructure and as weaknesses: a failure in training and qualification of teachers. However, the school exceeded the projected targets.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano de desenvolvimento da educaçãopor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectPlano nacional de educaçãopor
dc.subjectIDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)por
dc.titleExperiência da implantação do plano de desenvolvimento da educação (PDE): no contexto de uma escola do interior do RSpor
dc.title.alternativeExperience the implementation of education developing plan (PDE): in the context of a school of interior RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado em abril de 2007, pelo governo federal, pretende ser um instrumento de política pública indutor na elevação da qualidade na educação básica, por meio de uma articulação entre os sistemas federal, estaduais e municipais de ensino. Desvendar as interrogações que o PDE apresenta é o um grande desafio. Nessa perspectiva, é necessário entendermos o Plano Nacional da Educação (PNE) e conhecermos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), construído a partir de dados recolhidos no Censo Escolar. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo analisar a experiência da implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação no contexto da Escola, no município de Dilermando de Aguiar. A partir da experiência de estar na vice-direção da escola e posteriormente na presidência do Conselho Escolar no período que a escola recebeu verbas do PDE, desencadeou-se o seguinte problema de pesquisa: quais as implicações e desafios da implantação do PDE-ESCOLA no contexto escolar, e quais as ações implantadas pela escola para atingir os objetivos propostos. Para isso, esse estudo baseou-se em documentos fornecidos pela escola, documentos disponíveis na pagina do MEC e participação nas reuniões pedagógicas que abordaram esse tema. Por fim, conclui-se que o PDE não é propriamente um plano e sim, um programa, sendo que na escola analisada apresentou como pontos positivos: a melhoria na infra-estrutura e como pontos negativos: falha na formação e qualificação dos educadores. No entanto, a escola superou as metas projetadas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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