Mostrar registro simples

dc.creatorDepexe, Sandra Dalcul
dc.date.accessioned2016-04-29
dc.date.available2016-04-29
dc.date.issued2015-05-19
dc.identifier.citationDEPEXE, Sandra Dalcul. DISTINCTION IN 140 CHARACTERS: SOCIAL CLASS, TELENOVELA AND TWITTER. 2015. 235 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Sandra Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3432
dc.description.abstractThis thesis has the overall goal of exploring the circulation and consumption of the telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013) on Twitter to understand the phenomenon of TVInternet simultaneous consumption and the functioning of the word periguete in communication and class distinction. The specific objectives include: a) examine the real conditions, on Twitter, in which they develop the circulation and consumption practices in the context of media convergence; b) identify in the circulation of Salve Jorge the multiple forms of interactivity and participation of the subjects; c) understand how the social classes shapes the way-subject periguete , from the empirical indicators like as clothing, personal relationships and the way of life of the characters of Salve Jorge read as part of the circulation and consumption based on comments on Twitter. Therefore, we articulate the Pêcheux s speech analysis, Bourdieu s sociology and Latin American reception/consumption studies. We used methods and techniques coming from Social Network Analysis (SNA) and social media monitoring and operationalized through computer assisted qualitative analysis (CAQDAS - Computer Aided Qualitative Data Analisys Softwares). In our concerns stand out the speeches - from the telenovela and from the audience - that differentiate the female characters according to the social class they represent. To perform the analysis, we selected three trajectories of characters from Salve Jorge and seek them to describe how the tweets were constructed, indicating the evidences that pointed us to the forms-subjects that determine women as periguete . Disconnected from marriage and motherhood, these characters are fleeing from an traditional woman construction and approache of contemporary female models. As a result, form-subject periguete functions as a subject position, whose senses are dynamic, but refer to women s freedom with her body, like in the way they dresses and make beauty treatments, either in the exercise of their sexuality. The dynamic of these senses is for judgment/acceptance of popular class women and reproof/freedom of upper classes women, in what regards to the uses of their bodies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCirculação e consumopor
dc.subjectClasse socialpor
dc.subjectTelenovelapor
dc.subjectAnálise de discursopor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectCirculation and consumptioneng
dc.subjectSocial classeng
dc.subjectTelenovelaeng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectTwittereng
dc.titleDistinção em 140 caracteres: classe social, telenovela e twitterpor
dc.title.alternativeDistinction in 140 characters: social class, telenovela and twittereng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese tem o objetivo geral de explorar a circulação e o consumo da telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013) no Twitter para compreender o fenômeno do consumo simultâneo TV-internet e o funcionamento da palavra periguete na comunicação e distinção de classe. Como objetivos específicos, destacamos: a) examinar as condições concretas, no Twitter, em que se desenvolvem as práticas de circulação e consumo no contexto da convergência midiática; b) identificar, na circulação de Salve Jorge, as múltiplas formas de interatividade e participação dos sujeitos; c) entender como classe social conforma a forma-sujeito periguete, a partir dos indicadores empíricos do vestuário, das relações pessoais e do modo de ser das personagens da telenovela lidos no âmbito da circulação e consumo de Salve Jorge nos comentários do Twitter. Para tanto, articulamos a análise de discurso pecheutiana, a sociologia bourdiana e os estudos de recepção/consumo latino-americanos. Apropriamos-nos de métodos e técnicas vindas da Análise de Redes Sociais (ARS) e do monitoramento de mídias sociais e os operacionalizamos por meio da análise qualitativa assistida por computador (CAQDAS Computer Aided Qualitative Data Analisys Softwares). Em nossas inquietações se destacam os discursos da telenovela e da audiência - que diferenciam as personagens femininas de acordo com a classe social que elas representam. Para as análises selecionamos três trajetórias de personagens de Salve Jorge e buscamos descrever como eram construídas na trama para ler nos tweets indícios que nos apontavam para o funcionamento das formas-sujeitos que as determinam como periguetes. Desvinculadas da representação do casamento e da maternidade, essas personagens fogem de uma construção tradicional de mulher ideal e se aproximam de modelos contemporâneos do feminino. Como resultados, forma-sujeito periguete funciona como uma posição de sujeito cujos sentidos são móveis, mas remetem à liberdade do corpo feminino, seja na maneira que se veste e nos cuidados estéticos, seja no exercício de sua sexualidade. A mobilidade desses sentidos está para o julgamento/aceitação das mulheres de classes populares e repreensão/liberdade das mulheres de classes altas no que tange aos usos de seus corpos.por
dc.contributor.advisor1Ronsini, Veneza Mayora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158036614584571por
dc.contributor.referee1Almeida, Heloisa Buarque de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266708108766748por
dc.contributor.referee2Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283por
dc.contributor.referee3Pieniz, Monica
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8523150378722263por
dc.contributor.referee4Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907455690392249por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7400360496252297por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples