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dc.creatorSchuster, Patrícia Regina
dc.date.accessioned2016-08-25
dc.date.available2016-08-25
dc.date.issued2016-03-11
dc.identifier.citationSCHUSTER, Patrícia Regina. THE FUNCTIONING OF METAPHOR IN MAGAZINE JOURNALISM: UNION ISSUES IN VEJA AND REVISTA DO BRASIL. 2016. 285 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3433
dc.description.abstractThe thesis aims at investigating the functioning of metaphor in journalism. We seek to establish an analytical bridge between metaphor as a figure of speech and the concept of metaphor as metaphorical process, whose author is Michel Pêcheux. Thus, we undertook our research from two distinct sites of speech: Veja magazine (Abril publisher) and Revista do Brazil (Attitude publisher). It was investigated how metaphor - discursive artifice - travels between paraphrastic and polysemic (stabilization or breaking of an order of senses) poles when narrating trade union issues, and verifying if this movement redounds in stimulating authoritative profile of journalistic discourse or introduces controversy. Specific objectives include: studying the speech site of the two publications; checking what are the meanings produced by the metaphors on trade union issues in the two vehicles; analyzing the functioning of metaphors, watching the traffic of your senses between paraphrase and polysemy; and point out the consequences of this performance for the journalistic discourse: or narrowing of a possible authoritarian condition or establishment of controversy. Shielded in the French Discourse Analysis, which was applied to a corpus comprising a total of 52 reports aired between July 2006 and July 2014, we confirm that metaphors are not just simple aesthetic element of journalism. The senses produced promote two types of functioning in both vehicles. In the first type, they reiterate paraphrastic Families and Discursive formations, which are already present in excerpts without metaphors, namely FD1 - disqualifying Speech (Veja), FD3 Speech of Combative Unionism, FD4 - Speech of Negotiator Unionism, and FD5 speech of Defensive Unionism (the last three of Revista do Brasil). In the second type of functioning, they simplify the speech, framing it in advertising models. In Veja the advertising models are based on religious terminology, aggressive and healthcare; in the Revista do Brasil, advertising models are based on physiological, topographical and pathological terminologies. In both cases, we find that this scenario promoted by the metaphor, paralyzes the discourse on labor issues (in most cases), so that the movements are paraphrastic, which exacerbates the authoritarian condition of journalistic discourse.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise de discursopor
dc.subjectDiscurso jornalísticopor
dc.subjectFiguras de linguagempor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectRevista Vejapor
dc.subjectRevista do Brasilpor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectJournalistic discourseeng
dc.subjectFigures of speecheng
dc.subjectMetaphoreng
dc.subjectMagazine Vejaeng
dc.subjectRevista do Brasileng
dc.titleO funcionamento da metáfora no jornalismo de revista: temas sindicais em Veja e revista do Brasilpor
dc.title.alternativeThe functioning of metaphor in magazine journalism: union issues in Veja and revista do Brasileng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA tese tem por objetivo investigar o funcionamento da metáfora no jornalismo. Procuramos estabelecer uma ponte analítica entre a metáfora como figura de linguagem e o conceito de metáfora como processo metafórico, cujo autor é Michel Pêcheux. Assim, empreendemos nossa pesquisa a partir de dois lugares de fala distintos: revista Veja (editora Abril) e Revista do Brasil (editora Atitude). Procuramos neles estudar como a metáfora artifício discursivo - trafega entre os polos parafrásticos e polissêmicos (estabilização ou ruptura de uma ordem de sentidos) ao narrar temas sindicais e verificar se esse movimento redunda num estímulo ao perfil autoritário do discurso jornalístico ou introduz a polêmica. Como objetivos específicos, destacamos: estudar o lugar de fala das duas publicações; verificar quais são os sentidos produzidos pelas metáforas sobre temas sindicais nos dois veículos; analisar o funcionamento das metáforas, observando o trânsito dos seus sentidos entre paráfrases e polissemias; e apontar as consequências deste desempenho para o discurso jornalístico: ou estreitamento de numa possível condição autoritária ou instauração da polêmica. Escudados na Análise de Discurso Francesa, a qual foi aplicada a um corpus que compreende um total de 52 reportagens, veiculadas entre julho de 2006 e julho de 2014, conseguimos comprovar que as metáforas não são apenas um simples elemento estético do jornalismo. Os sentidos por elas produzidos promovem dois tipos de funcionamento em ambos os veículos. No primeiro tipo de funcionamento, eles reiteram Famílias Parafrásticas e Formações Discursivas, que já estão presentes em trechos sem metáforas, quais sejam FD1 Discurso Desqualificador (Veja), FD3 Discurso do Sindicalismo Combativo, FD4 Discurso do Sindicalismo Negociador, e FD5 Discurso do Sindicalismo Defensivo (as três últimas da Revista do Brasil). No segundo tipo de funcionamento, eles simplificam o discurso, enquadrando-o em modelos de anunciabilidade. Em Veja, os modelos de anunciabilidade são baseados em terminologias religiosas, agressivas e da área da saúde; na Revista do Brasil, os modelos de anunciabilidade são baseados em terminologias fisiológicas, topográficas e patológicas. Em ambos os casos, constatamos que essa encenação, promovida pela metáfora, engessa o discurso sobre questões sindicais (na grande maioria dos casos), de modo que os movimentos são parafrásticos, o que exacerba a condição autoritária do discurso jornalístico.por
dc.contributor.advisor1Amaral, Márcia Franz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5237110292041340por
dc.contributor.referee1Kuschick, Christa Liselote Berger Ramos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8107590943446952por
dc.contributor.referee2Machado, Marcia Benetti
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7742913108842534por
dc.contributor.referee3Medeiros, Caciane Souza de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8910951298223920por
dc.contributor.referee4Borelli, Viviane
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710124685911526por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8757165702202088por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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