dc.contributor.advisor | Zientarski, Clarice | |
dc.creator | Souza, Rosana Antonia Schroeder de | |
dc.date.accessioned | 2014-08-13T14:51:12Z | |
dc.date.available | 2014-08-13T14:51:12Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/348 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to understand the administrative and pedagogical practices coordinated by school principals Municipal Soledad (RS). The research has a qualitative approach interviews were conducted with directors of four schools selected through questionnaires. The sample was made using the following criteria: increased social vulnerability, low deficit and urban school. The initial hypothesis was that the acting director is mainly focused on administrative tasks and secondarily for the school's pedagogical action. The results partially confirm this hypothesis, where three of the respondents have only one person in the administrative and teaching in another, even with reduced hours. At the pedagogical schools amounts to a total of 86 teachers, where on average 95% of these professionals have degrees in higher education
and 21% specialized in related fields. Thus, community participation may be key to the
success of the school and the appreciation of the institution as a reference point for the
community, demonstrating the complexity of the work of the principal within a hierarchical
system that goes slowly in search of greater autonomy for the realization of a truly democratic management. Conclusion and comments: So, the participation of community may be the key the success of school and appreciation the institution as reference point for the community, proving the complexity the performance of director within a system hierarchical walking slowly seeking greater autonomy to the achievement of a truly democratic management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Direção pedagógica | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Dimensões do trabalho do diretor nas escolas municipais localizadas na zona urbana do município de Soledade - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo compreender as práticas administrativas e
pedagógicas coordenadas pelos diretores das escolas Municipais de Soledade (RS). A
pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com diretores de quatro escolas selecionadas por meio de aplicação de questionários. A amostra foi constituída adotando os seguintes critérios: maior vulnerabilidade social, baixo déficit escolar e localização urbana. A hipótese inicial foi que a atuação do diretor é voltada principalmente para a execução das tarefas administrativas e secundariamente para a ação pedagógica da escola. Os resultados confirmam parcialmente tal hipótese, onde três dos entrevistados contam com apenas uma pessoa no apoio administrativo e outra no pedagógico, ainda com horários
reduzidos. Na parte pedagógica, as escolas somam um total de 86 professores, onde em média 95% desses profissionais possuem graduação em nível superior e 21% especialização em áreas afins. Dessa forma, a participação da comunidade pode ser a chave do sucesso da escola e da valorização da instituição como ponto de referência para a comunidade, comprovando a complexidade da atuação do diretor dentro de um sistema hierárquico que caminha lentamente em busca de maior autonomia para a concretização de uma gestão democrática de fato. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |