Mostrar registro simples

dc.creatorDiehl, Viviane
dc.date.accessioned2016-05-23
dc.date.available2016-05-23
dc.date.issued2015-11-24
dc.identifier.citationDIEHL, Viviane. EDUCADORARTISTA: ENCONTROS DA EDUCAÇÃO, ARTES VISUAIS E INTERCULTURA. 2015. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3499
dc.description.abstractThe present thesis for Doctorate in Education, following the research line of formation, knowledge and professional development, which conducts the subject of education and interculture within the Federal University of Santa Maria‟s Post-graduation Program in Education has as its goal to understand how the constitution of the artist-educator can interfere in the intercultural education in Arts for the high school system. In order to do that, we posed the questions of identifying how the artist-educator is formed, of recognizing how his artistic and pedagogical process is organized, as well as understanding in which way this position can interfere in the intercultural education in Arts for the high school system. We conducted this research at the Rio Grande do Sul‟s Institute of Education, Science and Technology (IFRS in portuguese). The autobiographical narratives of the educators, themselves visual artists, are used to elaborate the present study‟s methodology in order to produce the necessary information for the research in a relational research conception. The chosen subjects of interest allowed us to understand the gatherings, which aim at the sharing of life‟s experimentation, of Arts and of culture, concepts that pass through the constitution of the artist-educator and his action that always poses aesthetic and pedagogical questions in an in-between place of freedom and inventive creation as a form of knowledge, aiming at an intercultural education where the student can be an active participator.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducadorartistapor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectInterculturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArtist-educatoreng
dc.subjectVisual artseng
dc.subjectIntercultureeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleEducadorartista: encontros da educação, artes visuais e interculturapor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese de Doutoramento em Educação, na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional, que contempla a temática Educação e Intercultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo compreender de que modo a constituição do educadorartista pode interferir na educação intercultural em arte para o Ensino Médio. Para tanto, propusemos identificar como se constitui o educadorartista, reconhecer como se configura seu processo pedagógico e artístico, compreendendo de que modo esse posicionamento pode interferir na educação intercultural em arte para o Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As narrativas autobiográficas das educadoras, que são artistas visuais, compõem a metodologia deste estudo para a produção das informações, numa concepção de pesquisa em processo relacional. Os temas de interesse elegidos permitiram compreender o significado dos encontros para compartilhar a experimentação da vida, da arte e da cultura, que atravessam a formação do educadorartista e sua atuação propositora estético-pedagógica num entre-lugar de liberdade e criação inventiva, como forma de conhecimento, para uma educação intercultural na qual o educando seja participador.por
dc.contributor.advisor1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786092D6por
dc.contributor.referee1Kunz, Elenor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451631464832830por
dc.contributor.referee2Ormezzano, Graciela Rene
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799446H1por
dc.contributor.referee3Figueiredo, João Batista de Albuquerque
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5738654153004098por
dc.contributor.referee4Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799529D7por
dc.contributor.referee5Corrêa, Guilherme Carlos
dc.contributor.referee5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721725J8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3362993760927367por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples