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dc.creatorFerreira, Telma de Oliveira
dc.date.accessioned2016-08-04
dc.date.available2016-08-04
dc.date.issued2016-04-08
dc.identifier.citationFERREIRA, Telma de Oliveira. SCHOOLING OF MUSIC: FOR AN ACTIVE MUSICAL POWER. 2016. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3509
dc.description.abstractThe research is linked to the line of Education and Arts from the Postgraduate Program in Education at Federal University of Santa Maria and was developed by the research group FAPEM - Formation, Action and Research in Music Education. It aims to understand how music is educated and how the school movement influences that education in relation to empower the musical act of the students. It was motivated by a personal experience search for schooling processes that would increase the power of the musical act of basic education students from a public school. Apart from personal experience, the research was also developed in other full-time elementary school from January to June 2015, making it as empirical field for the construction of data. It is organized in four parts. The first outlines the methodological construction supported by guidelines linked to qualitative approach, bringing the empirical research field and pointing schooling of music as a phenomenon of real life, interpreted from a hermeneutic orientation (MUCCHIELLI 2004). The second presents conceptual bases of education from Masschelein and Simons (2014); School from Fernandes (2013), Masschelein and Simons (2014), Coêlho (2013; 2013b), among others, in addition to Spinoza s thinking that leads to the concept of power. The third presents the historical process of constitution of the School and the inclusion of music in this process, focusing on the meeting between music and Brazilian school from the legal guidelines that have subsidized the school musical education over the years. The fourth part elucidates the personal education experience of music that led to the proposition of this research and reports the construction data, observations and analyzes undertaken through empirical field. Also in the latter part is the analysis of the two experiences - the personal and the empirical field - from the concepts presented in the second part. It is based on the thesis that music, when educated, loses and regains power in function of the contexts and intentions coming from the school movement proposed by individuals who had constituted it. They is an interpretation of the fact that when the school tries to meet the expectations of a busy school from sense and organizational assumptions (COELHO, 2013, 2013b), the music loses power in order not to create opportunities to students empower the musical act.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEscolarização da músicapor
dc.subjectPotência do agir musicalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSchooling of musiceng
dc.subjectEmpower the musical acteng
dc.titleEscolarização da música: por uma potência musical ativapor
dc.title.alternativeSchooling of music: for an active musical powereng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetiva compreender como a Música é escolarizada e como o movimento escolar influencia nessa escolarização em relação à potência do agir musical dos estudantes. Foi motivada por uma experiência pessoal de busca por processos de escolarização que aumentassem a potência do agir musical de estudantes de uma escola pública de ensino básico. Para além da experiência pessoal, a pesquisa também foi desenvolvida em outra escola de ensino básico de tempo integral dentre os meses de janeiro a junho de 2015, constituindo-a como campo empírico para a construção de dados. Está organizada em quatro partes. A primeira delineia a construção metodológica apoiada em orientações ligadas à abordagem qualitativa, trazendo o campo empírico de pesquisa e apontando a escolarização da Música como um fenômeno da vida real, interpretado a partir de uma orientação hermenêutica (MUCCHIELLI, 2004). A segunda apresenta bases conceituais de escolarização a partir de Masschelein e Simons (2014); de Escola, a partir de Fernandes (2013), Masschelein e Simons (2014), Coêlho (2013; 2013b), dentre outros, além do pensamento spinozano que conduz ao conceito de potência. A terceira apresenta o processo histórico de constituição da Escola e a inserção da Música neste processo, com enfoque no encontro entre a Música e a escola brasileira a partir das orientações legais que têm subsidiado o ensino musical escolar ao longo dos anos. A quarta parte elucida a experiência pessoal de escolarização da Música que acarretou a proposição dessa pesquisa e relata a construção de dados, observações e análises empreendidas através do campo empírico. Também estão nesta última parte, análises das duas experiências - a pessoal e a do campo empírico -, a partir dos conceitos apresentados na segunda parte. Apoia-se sobre a tese de que a Música, quando escolarizada, perde e recupera potência em função dos contextos e intencionalidades advindas do movimento escolar proposto pelos indivíduos que o constituem. Tem como interpretação o fato de que quando a escolarização tenta atender a expectativas de uma escola movimentada a partir de sentido e pressupostos organizacionais (COÊLHO, 2013, 2013b), a Música perde potência no sentido de não oportunizar aos estudantes um agir musical potente.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804H4por
dc.contributor.referee1Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4por
dc.contributor.referee2Del-ben, Luciana Marta
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704161U4por
dc.contributor.referee3Richter, Sandra Regina Simonis
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707230P6por
dc.contributor.referee4Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767473Y8por
dc.contributor.referee5Garbosa, Luciane Wilke Freitas
dc.contributor.referee5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735904Y6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3484083889658288por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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