Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Joacir Marques da
dc.date.accessioned2016-08-18
dc.date.available2016-08-18
dc.date.issued2016-07-01
dc.identifier.citationCOSTA, Joacir Marques da. FORMATION OF EDUCATIONAL SYSTEM: DISCURSIVE ROLLER COASTER, ESCAPING THE SENSES. 2016. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3512
dc.description.abstractThe gestures of interpretation, for this research, depart from the Discourse Analysis of the French School (AD) as a theoretical device to generate the data. By the aim of examining how the relationship between educational policy and management device produce a discursive formation of educational system, it is suggested to interpret linguistic-discursive marks of public policy and thus not limit the policy as text, but as discourse and the effect of senses. It is understood that the management device from notions of democratization and des/centralization, which dismember the context of analytical possibilities and theoretical approaches. As analytical corpus, it is considered a range of public policies, which are potencies to the interpretive gesture and therefore thesis production to be defended. It is understood that the educational policy "speaks" from a "place" based on training rules, allowing it to "read" in historical moments, which keeps us from trying to saturate everything and take a system of discourse as absolute.The thesis indicates a discursive formation system, which has been produced in the game articulating democratic/neoliberal negotiations that, being subject to the blurring of the senses in a political arena,operates effects and directions lined to the democracy, managerialism, des/centralization and performativity "sayings . Despite democratic and neoliberal models differ in certain respects and display specific characteristics from one point of view, in the context of discursive conflict and alliance. This in no way means a calming or a certain harmonious tone, but a game, often uneven, in an attempt to ensure legitimacy. Again, the research is designed by means of the senses on the run, understanding that interpreting is moving on what is being said, not-said already-said in the discursive roller coaster.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistema educacionalpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectDispositivo gestãopor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectEducational systemeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectManagement deviceeng
dc.subjectManagerialismeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.titleFormação de sistema educacional: montanha-russa discursiva, fuga de sentidospor
dc.title.alternativeFormation of educational system: discursive roller coaster, escaping the senseseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoOs gestos de interpretação, presentes nesta pesquisa, partem da Análise de Discurso da Escola Francesa (AD) como artefato teórico para a produção dos dados. Mediante o objetivo de analisar como a relação entre as políticas educacionais e o dispositivo gestão produz uma formação discursiva de sistema educacional, sugere-se interpretar marcas linguístico-discursivas de políticas públicas e, assim, não limitar a política como texto, mas como discurso e como efeito de sentidos. Compreende-se o dispositivo gestão a partir de noções de democratização e des/centralização, sob as quais desmembram-se o contexto de possibilidades analíticas e o aprofundamento teórico. Como corpus analítico, considera-se um elenco de políticas públicas, as quais são potência para o gesto interpretativo e, por conseguinte, produção da tese a ser defendida. Compreende-se que a política educacional fala de um lugar baseada em regras de formação, autorizando-a a dizeres em momentos históricos, o que nos afasta da tentativa de saturar tudo e de assumir um discurso de sistema como absoluto. A tese indica uma formação discursiva de sistema, o qual tem-se produzido na articulação do jogo de negociações democrático/neoliberais que, estando sujeitos à um borramento de sentidos numa arena de políticas, opera efeitos de sentidos alinhados aos dizeres de democracia, de gerencialismo, de des/centralização e de performatividade. Apesar de modelos democráticos e neoliberais divergirem e possuírem características próprias sob um ponto de vista, no contexto da trama discursiva estão em conflito e aliança. Isso de maneira alguma significa um apaziguamento ou um certo tom harmonioso, mas um jogo, muitas vezes desigual, na tentativa de garantir legitimidade. Outrossim, a pesquisa desenha-se mediante sentidos em fuga, entendendo que interpretar é movimentar-se naquilo que está sendo dito, não-dito e já-dito na montanha-russa discursiva.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760299A8por
dc.contributor.advisor-co1Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700621Z5por
dc.contributor.referee1Hypolito, álvaro Luiz Moreira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763067P5por
dc.contributor.referee2Brittes, Letícia Ramalho
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235139T2por
dc.contributor.referee3Possa, Leandra Boer
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.contributor.referee4Corte, Marilene Gabriel Dalla
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554366181630485por
dc.contributor.referee5Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4415592608164551por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples