dc.creator | Santos, Rosemar Ayres dos | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13 | |
dc.date.available | 2016-09-13 | |
dc.date.issued | 2016-04-28 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rosemar Ayres dos. BUSCA DE UMA PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NA SOCIEDADE: SINALIZAÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513 | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura de participação | por |
dc.subject | Não neutralidade da ciência-tecnologia | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.subject | Pensamento latino-americano em ciência-tecnologia-sociedade | por |
dc.subject | Valores | por |
dc.title | Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS | por |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Busca-se, mediante a Educação, particularmente na Educação em Ciências, a constituição de uma cultura de participação social em processos decisórios envolvendo problemas contemporâneos. Para tanto, compreende-se como necessária a problematização da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia, entendendo-se que essa compreensão sustenta e legitima modelos decisórios tecnocráticos, os quais podem comprometer a busca dessa cultura de participação. Não neutralidade entendida como tendo sua gênese na definição dos rumos dados ao desenvolvimento científico-tecnológico, rumos condicionados por valores. Assim, não sendo um processo neutro, considera-se ser um direito da sociedade como um todo participar. Nesse sentido, investigou-se: Quais encaminhamentos têm sido dados, em práticas educativas Ciência-Tecnologia-Sociedade, no contexto brasileiro, que contemplam, que dão visibilidade à presença de valores, de interesses no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico, na definição da agenda de pesquisa? E, na investigação de tal problema, definiu-se como objetivos: Aprofundar conceitualmente a compreensão de que valores que pautam a agenda de pesquisa, que definem o direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico, são internalizados, materializados no produto científico-tecnológico; Identificar práticas educativas que contemplam, que trabalham a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico; Analisar, potencializar e socializar práticas educativas que trabalham a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico. Como encaminhamento teórico-metodológico, adotou-se a perspectiva teórica do educador brasileiro Paulo Freire, a teoria crítica da tecnologia de Feenberg, produções ligadas à Ciência-Tecnologia-Sociedade e ao Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade. Constituiu-se de pesquisa de cunho bibliográfico, sendo o corpus de análise composto de artigos de práticas educativas implementadas, presentes em quatro periódicos editados, no Brasil, na área de Educação em Ciências e das atas das edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências no período de 1997-2013. Para a análise desse corpus, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos foram sintetizados em cinco categorias: 1) Superação do determinismo científico-tecnológico; 2) Valores e características de determinado espaço-tempo condicionam a agenda de pesquisa, o produto científico-tecnológico; 3) Participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia; 4) Busca de encaminhamentos distintos dos atuais; 5) Participação social limitada às implicações/impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Como síntese da pesquisa sinaliza-se para a necessidade de assumir um novo objetivo um tanto estranho e inédito em processos educativos: potencializar para a participação em processos decisórios envolvendo a formulação de agendas de pesquisa, de Políticas Públicas para a Ciência-Tecnologia. | por |
dc.contributor.advisor1 | Auler, Décio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708444P6 | por |
dc.contributor.referee1 | Strieder, Roseline Beatriz | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1223062864841966 | por |
dc.contributor.referee2 | Muenchen, Cristiane | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229240T0 | por |
dc.contributor.referee3 | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4 | por |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760299A8 | por |
dc.contributor.referee5 | Henz, Celso Ilgo | |
dc.contributor.referee5Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775823E8 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0438370356373868 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |