Mostrar registro simples

dc.creatorSepel, Lenira Maria Nunes
dc.date.accessioned2013-07-03
dc.date.available2013-07-03
dc.date.issued2012-02-12
dc.identifier.citationSEPEL, Lenira Maria Nunes. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ATIVIDADES PRÁTICAS: PROPOSTA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES. 2012. 166 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3527
dc.description.abstractThe central idea of this work is the association between practical activities and Science History to teaching Science in the high school. This association has great potential to motivate the students to independent learning, permits the enhancing of skills and make easier the comprehension of the nature of scientific knowledge. The chapters are organized in two groups. The first one, chapters one to three, are the results of investigations about microscopy history and practical activities applied to Biology Cellular teaching, the development of a very simple microscopy and an analysis of the classes suggestions published in the Portal do Professor (MEC/Brazil). The second group of chapters is the proposal of a course for teacher formation about planning and application of practical activities in the high school.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de docentespor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.titleHistória da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentespor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como ideia geral a associação entre atividades práticas e História da Ciência para o ensino de Ciências no Ensino Médio, considerando que essa forma de apresentação tem grande potencial para motivar os alunos para o estudo, permitir o desenvolvimento de habilidades que não podem ser atingidas com aulas teóricas e leituras e facilitar a compreensão sobre a forma de produção do conhecimento científico. A tese está dividida em duas partes, a primeira (capítulos de 1 a 3) apresenta, sob forma de artigos, as investigações realizadas sobre historia da microscopia e ensino de Biologia Celular; o desenvolvimento de um microscópio simplificado para aplicação em aulas de Biologia Celular e a pesquisa sobre sugestões de aulas práticas no Portal do Professor (MEC/Brasil). Na segunda parte são apresentados textos e experimentos que compõem uma proposta de curso para formação docente, tendo como tema planejamento e execução de atividades práticas no Ensino Médio.por
dc.contributor.advisor1Rocha, João Batista Teixeira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3935055744673018por
dc.contributor.referee1Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931396120785208por
dc.contributor.referee2Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5901511067144019por
dc.contributor.referee3Boer, Noemi
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7067957507021073por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples