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dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorSouza, Valdo José Nogueira de
dc.date.accessioned2014-08-13T15:31:01Z
dc.date.available2014-08-13T15:31:01Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/352
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper discusses School Management as a practice for democratic participation and autonomy of the subject. It also seeks to understand the practice of democratic school management as a prerequisite for the formation of citizens aware of the concepts of democratic participation and the exercise of autonomy. This way, the present research aims to examine how school management uses the channels of participation, legally established as the School Board, the collective construction of the Political-Pedagogical Project, among others, to promote democracy in school. According to this point of view, the aim of this research is: to analyze the concepts of subject participation, democracy, autonomy, citizenship, and economic globalization and to understand their implications in school organizations; to check how the process of democratic management occurs in schools focusing on the spaces of participation which this type of organization provides; to observe the way spaces of participation legally defined have been used in the process of school management in a public school in Fortaleza - CE and to identify the potential of the school environment as a place to exercise democracy and citizenship, starting from the democratic management. Based on results from empirical research and on a bibliographical review, it was possible to analyze theoretical concepts related to democratic management and identify, from the reality of a municipal school in Fortaleza - CE, the fact that the legal existence of mechanisms for participation in school management does not ensure their practice, which shows an advance in democratic management only in terms of regulation of its legal mechanisms. These mechanisms / spaces for participation need to be better clarified in their design and operation, otherwise we will continue to remain in a bound form of administration / management permeated by traits of state domination and authoritarianism which stops the autonomy of the institution and that of the subjects who take part in it from developing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleGestão escolar como prática para a participação democrática e autonomia do sujeitopor
dc.title.alternativeSchool as a practice management for democratic participation and autonomy of the subjecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como tema a Gestão Escolar como prática para a participação democrática e autonomia do sujeito e busca compreender a prática da gestão democrática escolar como pressuposto para a formação de cidadãos conscientes dos conceitos de participação democrática e o exercício da autonomia. Neste sentido, a pesquisa visa analisar como a gestão escolar utiliza os canais de participação, instituídos legalmente, como o Conselho Escolar, a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, dentre outros, de forma a favorecer a democracia na escola. A partir deste propósito a investigação teve como objetivos: analisar os conceitos de sujeito, participação, democracia, autonomia, cidadania, e globalização econômica e compreender suas implicações nas organizações escolares; verificar como se dá o processo de gestão democrática na escola enfocando os espaços de participação que este tipo de organização proporciona; observar a forma como vêm sendo utilizado em uma escola da rede pública do município de Fortaleza-CE os espaços de participação definidos legalmente no processo de gestão escolar e identificar as potencialidades do ambiente escolar como prática para o exercício da democracia e cidadania a partir da gestão democrática. Com base em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e empírico pode-se analisar teoricamente os conceitos relacionados à gestão democrática e identificar, a partir da realidade de uma escola municipal de Fortaleza-CE, que a existência legal dos mecanismos de participação na gestão escolar não assegura a sua prática, o que mostra um avanço na gestão democrática apenas no ponto de vista da regulamentação de seus mecanismos legais. Estes mecanismos / espaços de participação precisam ser melhor esclarecidos em sua operacionalização e concepção, pois do contrário continuaremos fadados a permanecer em uma forma de administração / gestão perpassada por traços da dominação estatal e autoritarismo, que coíbem o desenvolvimento da autonomia da instituição e dos sujeitos que fazem parte dela.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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