Mostrar registro simples

dc.creatorFigueira, Angela Carine Moura
dc.date.accessioned2014-09-29
dc.date.available2014-09-29
dc.date.issued2014-02-07
dc.identifier.citationFIGUEIRA, Angela Carine Moura. Experimental activities in basic biochemistry: a study based on solving problems at different levels of education. 2014. 144 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3535
dc.description.abstractThe Problem Based Learning (PBL) can be a valuable tool in Science Teaching, encouraging curiosity and motivation of the student. In this thesis we use PBL trying to help the teaching of basic biochemistry. The first step of this study was to investigate the students' preconceptions about proteins, sugars and lipids, which helped us to guide both the proposed activities in the didactic notebook What We eat and We drink? as the discussions in the classroom during the application of those activities. The population studied was quite broad, covering the ninth year of Elementary School, first, second and third years of High School as well as students of the Course of Chemistry of the Federal University of Santa Maria. In general we can say that proteins are seen by students as important substances for maintaining a healthy lifestyle, while sugars and fats are seen as harmful and cause diseases. Examples of how to apply the PBL both in Basic as Higher Education, are shown in the form of articles and in them we can see that those activities are quite challenging. It is common that students initially feel uncomfortable when working with an experimental resolution of the issue on which they don t received a ready protocol. However, it is heartening to see the progress of students to participate in this methodology, which allows us to state that PBL should be more widely disseminated and implemented in the classroom, in many different levels of education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades baseadas em resolução de problemaspor
dc.subjectBioquímica básicapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectProblem based learningeng
dc.subjectBasic biochemistryeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.titleAtividades experimentais em bioquímica básica: um estudo baseado na resolução de problemas em diferentes níveis de ensinopor
dc.title.alternativeExperimental activities in basic biochemistry: a study based on solving problems at different levels of educationeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoAs Atividades Baseadas em Resolução de Problemas (ABRP) podem ser uma ferramenta de grande valia no Ensino de Ciências, fomentando a curiosidade e a motivação do estudante. No presente trabalho utilizamos as ABRP na tentativa de auxiliar o ensino de Bioquímica básica. O primeiro passo desse estudo foi investigar as concepções prévias dos estudantes sobre proteínas, açúcares e lipídios, o que nos auxiliou a nortear tanto as atividades propostas no caderno didático O que Comemos e o que Bebemos? quanto as discussões em sala de aula durante a aplicação de tais atividades. O público investigado foi bastante amplo, abrangendo o nono ano do Ensino Fundamental, primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio além de estudantes formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Santa Maria. Em geral, podemos dizer que as proteínas são vistas pelos estudantes como substâncias importantes para a manutenção de uma vida saudável, enquanto que açúcares e gorduras são vistos como nocivos e causadores de doenças. Exemplos de como aplicar as ABRP tanto no Ensino Básico quanto Superior são mostrados em forma de artigos e neles, podemos ver que tais atividades são bastante desafiadoras. É comum que os estudantes inicialmente se sintam desconfortáveis ao trabalhar com a resolução de um problema experimental sobre o qual não receberam um protocolo pronto. No entanto, é animador perceber o avanço dos estudantes ao participarem dessa metodologia, o que nos permite afirmar que as ABRP devem ser mais amplamente divulgadas e aplicadas em sala de aula, nos mais diferentes níveis de ensino.por
dc.contributor.advisor1Rocha, João Batista Teixeira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3935055744673018por
dc.contributor.referee1Mello, Carlos Fernando de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3913887223894236por
dc.contributor.referee2Adaime, Martha Bohrer
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385786922516848por
dc.contributor.referee3Roos, Daniel Henrique
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903230708776294por
dc.contributor.referee4Oliveira, Julieta Saldanha de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909811347395902por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650802580676778por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples