Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorSperry, Teresinha Salete
dc.date.accessioned2014-08-15T13:05:00Z
dc.date.available2014-08-15T13:05:00Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/364
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper presents the results of research carried out in schools in the district of Nonoai/RS, entitled “School Management: The indiscipline in the classroom”, which aimed to ascertain the views of principals, teachers, students and parents about classroom indiscipline class. Among these, we used questionnaires and interviews of 153 study participants ( 55 local school system, 50 of the 48 state and private). We performed a qualitative analysis of information collected. It was found that the main factors are the lack of discipline boundaries that begins in the family, the breach of school rules and curriculum system that does not please the students. By linking the three school systems, the problems are similar, focusing on parental permissiveness as the possible cause of indiscipline. The suggestion for minimizing the indiscipline is a more effective participation of families in school, the compliance by both students and teachers on the curriculum and appropriateness of each reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPaispor
dc.subjectAlunospor
dc.titleGestão escolar: a indisciplina em sala de aulapor
dc.title.alternativeSchool management: the indiscipline in the classroomeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa elaborada nas escolas do município de Nonoai/RS, intitulada Gestão Escolar: A indisciplina em sala de aula, que objetivou de verificar a opinião de diretores, professores, alunos e pais sobre a indisciplina em sala de aula. Entre esses, utilizou-se questionário e entrevista aos 153 participantes da pesquisa (55 da rede de ensino municipal, 50 da estadual e 48 da particular). Foi realizada uma análise qualitativa das informações coletadas. Constatou-se que os fatores principais da indisciplina são a falta de limites que começa nas famílias, o descumprimento das normas escolares e o sistema curricular que não agrada os estudantes. Ao relacionar as três redes de ensino, os problemas se assemelham com incidência na permissividade dos pais como o possível causador da indisciplina. A sugestão para a minimização da indisciplina é a participação mais efetiva das famílias na escola, o cumprimento das normas por parte de alunos e professores e adequação do currículo diante de cada realidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples