dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Puton, Sirlei dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2014-08-18T14:57:47Z | |
dc.date.available | 2014-08-18T14:57:47Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/375 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work analyzes the evaluation as collective construction in the Municipal School
of Infantile Education and Basic Education Jesus Maria Jose, of Trindade of the South. The adopted methodology is of character criticizes reflective, centered in the analysis of
bibliographical and documentary material. The results of the inquiries had disclosed that the evaluation of the pertaining to school income can be used as tool of institucional and social exclusion. Lamentably one concludes that the educandos of disfavored social classrooms are most wronged than of the favored classrooms more. Face to these consequências is considered to oportunizar different forms of evaluation, so that the pupil can react and improve its performance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.title | Avaliação como construção coletiva na escola | por |
dc.title.alternative | Evaluation as collective construction in the school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a avaliação como construção coletiva na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jesus Maria José, de Trindade do Sul. A metodologia adotada é de caráter critico reflexivo, centrado na análise de material bibliográfico e documental. Os resultados das investigações revelaram que a avaliação do rendimento escolar pode ser usada como ferramenta de exclusão institucional e social. Lamentavelmente conclui-se que os educandos de classes sociais desfavorecidas são os mais prejudicados que os das classes mais favorecidas. Face a essas consequências propõe-se oportunizar diferentes formas de avaliação, para que o aluno possa reagir e melhorar seu desempenho. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |