dc.contributor.advisor | Flores, Maria Luiza Rodrigues | |
dc.creator | Schepke, Diana Raquel Hübner | |
dc.date.accessioned | 2014-08-18T18:58:17Z | |
dc.date.available | 2014-08-18T18:58:17Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/380 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The abstract is presents the results of the research developed in the Lato Sensu
Postgraduate Course of Educational Management. The work was carried out at the
Yellow Gate (fictitious name), a State Elementary School, located in Porto Alegre,
Rio Grande do Sul, with the main objective "to examine the influences of School
Management in the Organizational Climate". The Specific objectives were: "The
relationship between school management and climate of the school organization",
"To investigate the working methodology adopted by the school management team,"
and "To check what the motivation, performance and satisfaction of those involved in
this educational institution". The methodology was qualitative and quantitative of
Case Study type. The techniques of data collection were: reading and analysis of
documents from the School Institution, observations at school, structured
questionnaires, semi-structured open interviews. The process of research, its
methodological definitions, material collection and data analysis were grounded in
legal documents of the Brazilian Education: Law of Directives and Bases 9394/96,
the National Plan of Education, Plan for Development the Education and recognized
authors of School Administration area SAVIANE (2008), CHIAVENATO (1994),
SOUZA (2010) and GRACINDO (2009). The School Management exerts influences
on the School Climate Organization, because the school is a reflection and
consequence of the working methodology adopted. To have a good School Climate
Organization is essential that those involved feel motivated, valued, secure in their
work and supported by both the management team as the school rules and
regulations. In order to foment these aspects, it is necessary to work the school
management in a democratic mode. The survey results showed that the School has
a good school climate, with significant variations in requirements satisfaction
surveyed, highlighting the best features: director's effective presence and teamwork,
and how the worst characteristics: well organized and nice school environment and
school rules and regulations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Clima organizacional escolar | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | Clima organizacional e gestão democrática | por |
dc.title.alternative | School organizational climate and democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Pós- Graduação Lato-Sensu em Gestão Educacional. O trabalho foi desenvolvido na Escola do Portão Amarelo (nome fictício), uma Escola Estadual, de Ensino Fundamental, situada no município de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, tendo por objetivo principal analisar as influências da Gestão Escolar no Clima Organizacional. Especificamente, os objetivos foram: Estabelecer a relação entre a gestão escolar e o clima da organização escolar, Investigar a metodologia de trabalho adotada pela equipe de gestão escolar e Verificar qual a motivação, o desempenho e a satisfação dos envolvidos nesta instituição escolar . A metodologia adotada foi quali-quantitativa do tipo Estudo de Caso. As técnicas de coleta de dados foram: leitura e análise de documentos da Instituição Escolar, observações na Escola, questionários estruturados, entrevistas abertas semi-estruturadas. O processo de pesquisa, suas definições metodológicas, a coleta de material e análise dos dados foram embasados em documentos legais da Educação Brasileira: Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, Plano Nacional da Educação, Plano de Desenvolvimento da Educação e em autores reconhecidos da área de Gestão Escolar SAVIANE (2008), CHIAVENATO (1994), SOUZA (2010) e GRACINDO (2009). A Gestão Escolar exerce influências no Clima Organizacional Escolar, pois a escola é o reflexo e consequência das metodologias de trabalho adotadas. Enfim, para haver um ótimo Clima Organizacional Escolar é essencial que os envolvidos sintam-se motivados, valorizados, confiantes no seu trabalho e apoiados, tanto pela equipe diretiva como pelas normas e regulamentos escolares. A fim de fomentar estes aspectos, é necessário trabalhar a gestão escolar de forma democrática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Escola estudada possui um Clima Escolar bom, tendo variações de satisfação significativas nos requisitos pesquisados, destacando como melhores as características: presença efetiva do diretor e trabalho em equipe, e como piores as características: ambiente escolar bem organizado e agradável e normas e regulamentos escolares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |