dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Schünemann, Daniela da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2014-08-18T19:07:20Z | |
dc.date.available | 2014-08-18T19:07:20Z | |
dc.date.issued | 2010-08-07 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/381 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The Preschool education is the first stage of school education. This work aims to
introduce the reality of Environmental Education in Early Childhood Education
through the development of Thematic with practical activities and teaching, so that
the child being aware of environmental problems in their neighborhood and awoke
the interest in environmental issues. This project began with a literature search and
exploratory conducted between March and May 2010 to verify the feasibility of this
proposal. The research was conducted in a School of Early Childhood Education at
the periphery of the city of Cachoeira do Sul, south of Brazil. Were considered the
opinion of 80 students aged between one and five years. Five Thematic containing
educational learning activities and practices concerning the environment such as
plants, animals, health, hygiene, water, care for the environment and where they live
were worked. The proposal proved to be positive because the students showed
much interest in the topic. They participated actively in all the activities with
enthusiasm and dedication. With this study it is ended that the Environmental
Education not only it can, but it should be developed with children in this age group,
because, besides the same ones they be avid for new knowledge, the students of the
school Pré presented the capacity to suggest of new activities, besides to discuss
and to point possible solutions for the presented environmental problems. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Cachoeira do Sul | por |
dc.subject | Temáticas | por |
dc.title | Uma proposta pedagógica de conscientização ambiental na educação infantil | por |
dc.title.alternative | A pedagogical proposal to conscientization of environmental education in preschool | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação Infantil é a primeira etapa da educação escolar. Esta monografia teve como objetivo principal inserir a Educação Ambiental na realidade da Educação Infantil, através do desenvolvimento de temáticas com atividades prática6s e didáticas, a fim de que a criança tomasse conhecimento dos problemas ambientais de seu bairro e despertasse o seu interesse para as questões ambientais. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória desenvolvida entre março a maio de 2010, para verificar a viabilidade desta proposta. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola de Educação Infantil na periferia do município de Cachoeira do Sul. O público alvo foi 80 alunos com idades entre 1 e 5 anos. Foram desenvolvidas cinco temáticas contendo atividades didáticas e práticas referentes ao Meio Ambiente como: plantas, animais, saúde, hábitos de higiene, água, cuidados com o meio ambiente e com o local onde vivem. A proposta mostrou-se ser positiva, pois os alunos demonstraram muito interesse pelos temas abordados. Eles participaram ativamente de todas as atividades desenvolvidas com entusiasmo e dedicação. Com este estudo conclui-se que a Educação Ambiental não só pode, mas deve ser desenvolvida com crianças nesta faixa etária, pois, além das mesmas serem ávidas por novos conhecimentos, os alunos do pré escolar apresentaram a capacidade de sugerir novas atividades, além de discutir e apontar possíveis soluções para os problemas ambientais apresentados. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |