dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Samuel, Liane Krüger | |
dc.date.accessioned | 2014-08-25T12:09:54Z | |
dc.date.available | 2014-08-25T12:09:54Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/387 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present work has the objective to investigate the relevance of affectionate relations
among administrators, teachers and students for change and educational qualitiy. That`s why, it was necessary to do a qualitative research through a semi-structured, involving students from seventh (7th) grade, teachers and administrators at two schools in Sarandi RS. The research highlights the importance of affection in change and educational quality, as well as elementary factor to solve a lot of problems and obstacles faced by education. Through interviews done and analyzed, it was concluded that affective relationship among teachers, students and administrators, provide a better performance at school developing the training of citizens who are really happy, able, conscientious, sympathetic, true and involved. It was proved that affection is essential to develop a better society and a significant change in educational quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.title | A influência da afetividade na mudança e qualidade educacional | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em investigar a relevância das relações afetivas entre gestores,professores e alunos para a Mudança e Qualidade Educacional. Para isso, fez-se necessário realizar uma pesquisa de cunho qualitativo, através de uma entrevista semi estruturada, envolvendo alunos de 7ª série, professores e gestores de duas escolas do município de Sarandi, (RS). A pesquisa ressalta a importância da afetividade na mudança e qualidade educacional, bem como fator fundamental para solucionar muitos dos problemas e obstáculos enfrentados pela educação. Através das entrevistas realizadas e analisadas, concluiu-se que os relacionamentos afetivos entre professores, alunos e gestores, propiciam um melhor aproveitamento escolar e a formação de verdadeiros cidadãos, felizes, capazes, conscientes, participativos e solidários. Comprovou-se que, Afeto é indispensável para a construção de uma sociedade melhor e para mudança significativa na qualidade educacional. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |