dc.contributor.advisor | Flores, Maria Luiza Rodrigues | |
dc.creator | Santos, Michele Martins dos | |
dc.date.accessioned | 2014-08-25T13:36:16Z | |
dc.date.available | 2014-08-25T13:36:16Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/390 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This thesis investigated “The construction of Principle’s of Coexistence in
Context of Democratic Management in a MST School”, with reference to
specific reality of Nova Sociedade School. School of Landless Workers
Movement (MST) located in the settlement Itapuí, in rural Nova Santa Rita/RS.
The research was qualitative and performed a case study of that school. The
methodology for data collection, involved: document analysis, observations in
the school and interviews with teachers, administrators, staff, students and
school community. The main authors who have supported this study were:
PARO, LUCK and LUCKESI on democratic management; FREIRE, for popular
education; CALDART, for the School of MST. The objective was to investigate
the involvement of faculty, staff, administrators, school community and students
in the construction os the Principles of Coexistence. The main conclusions of
this study indicate that: (1) The involvement of faculty, staff, adiministrator,
school community and students, facilitates and demonstrates compliance with
the principles of coexistence, (2) The school hás characteristics of a democratic
administrations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola do MST | por |
dc.subject | Princípios de convivência | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | A construção de princípios de convivência em contexto de gestão democrática em uma escola de MST | por |
dc.title.alternative | The construction of principle´s of coexistence in context of democratic management in a mst school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia investigou A construção de Princípios de Convivência em Contexto de Gestão Democrática em uma Escola de MST, tendo como referência específica, a realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, escola do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, localizada no assentamento Itapuí, na zona rural de Nova Santa Rita/RS. A pesquisa foi qualitativa, sendo realizado um estudo de caso da referida escola.
A metodologia para coleta de dados, envolveu: análise documental, observações no contexto escolar e entrevistas com professores, gestores,
funcionários, comunidade escolar e alunos. Os principais autores que deram sustentação a este estudo foram: PARO, LUCK e LUCKESI,sobre gestão
democrática; FREIRE, para a Educação Popular; CALDART, para a Escola do MST. O objetivo foi investigar a participação de professores, funcionários,
gestores, comunidade escolar e alunos na construção dos Princípios de Convivência. As principais conclusões desse estudo indicam que: (1) O
envolvimento de professores, funcionários, gestores, comunidade escolar e alunos, facilitam e evidenciam o cumprimento dos Princípios de Convivências;
(2) A escola apresenta características de uma gestão democrática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |