Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorSanini, Marlise Eva Debortoli
dc.date.accessioned2014-08-25T15:35:30Z
dc.date.available2014-08-25T15:35:30Z
dc.date.issued2011-01-15
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/391
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph is aimed at analyzing the pedagogical practices of teacher director of Escola Especial Professora Ondina Landin Cardoso located in Espumoso/RS. Specifically we sought to understand the importance of the teacher director know and live the problems faced by the school-institution and know the practice of teacher education director in the context of the classroom in which it operates. With a qualitative approach, the research has been characterized as a case study. The data was collected through questionnaires answered by three professors managers who work in school, three parents and three students from the Special School, and for data analysis, we used the technique of content analysis. With the study found that head teachers to exercise their activities in the classroom led to the change of vision of the school managers to focus on the pedagogical practices in valuing the potential of students. In addition, school administrators led to the recognition of the importance of teaching practices for the development of all, so that society would recognize the special school as a place of respect for differences and equality. Finally, it is important to stress that the teacher is the director's role in team work where everyone has their assignments, but this is responsible for the proper organization of work and boost the potential of those who often hurt the standard of normality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectProfessor diretorpor
dc.titleO professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolarespor
dc.title.alternativeTeacher director demytifying practices in school special: a study from the perspective of school administratorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico objetivou analisar as práticas pedagógicas do professor diretor da Escola Especial Professora Ondina Landin Cardoso, localizada em Espumoso/RS. Especificamente buscou-se compreender a importância do professor diretor conhecer e vivenciar os problemas enfrentados pela escola-instituição e conhecer a prática pedagógica do professor diretor no contexto da sala de aula em que atua. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, em que a coleta de dados ocorreu através de questionários respondidos por professores gestores que atuam na escola, pais e alunos da Escola Especial. Para análise dos dados obtidos, foi utilizada a técnica análise de conteúdo, no qual se constatou que o professor diretor ao exercer suas atividades em sala de aula propiciou a mudança de visão dos gestores da escola em focar as práticas pedagógicas na valorização das potencialidades dos alunos, reconhecendo a importância das práticas pedagógicas para o desenvolvimento de todos, e fazendo com que a sociedade reconheça a Escola Especial como um local de respeito as diferenças e de igualdade. Enfim, é fundamental destacar que o professor diretor é o rol do trabalho realizado em equipe, em que todos têm suas atribuições, mas este é o responsável pela boa organização do trabalho e da valorização das potencialidades daqueles que muitas vezes ferem o padrão da normalidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples