Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarin, Marilu Favarin
dc.creatorSantos, Simone Cardoso dos
dc.date.accessioned2014-08-25T18:26:25Z
dc.date.available2014-08-25T18:26:25Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/393
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aimed to purchase data that designate the importance of the playful for a child during its school period. Through a qualitative approach research with a subdivided investigation by a bibliographical research and a fieldwork performed with teachers and managers of two schools of the county of Agudo. The proposal of this study was accomplished through bibliographic rereadings and readings and so the proposition of this research allows to confirm that the existence of children’s games and plays when very well applied certainly will help children in their development and in their teaching –learning approach. In this research is given prominence like theoretical references to Santos (1999), Antunes (2000), Friedmann(1996) and Almeida(1986), these studious emphasize the games as resources to help children to develop new discoveries, and they demostrate the importance of the teacher and the school to provite the experiences with games and plays to the children.The playful can be used to evoke the learning in a more pleasent and meaningful manner, so it stimulates the development of a new knowledge and it contributes for the increase of the child’s progression. The playful activities prepare the child for its life, and the child assimilates the culture of the place where it lives. A child learns to compete, cooperate and live with other people like a social being when it tries to integrate, adaptate itself according to the conditions that the world provides it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.titleA importância do lúdico no processo de ensino aprendizagempor
dc.title.alternativeThe importance of the playfull in the teaching and learning approacheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo objetivou coletar dados que demonstrassem a importância do lúdico para a criança durante seu período escolar. O trabalho estruturou-se a partir de uma abordagem qualitativa, com uma investigação subsidiada por uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada com professores e gestores de duas Escolas do Município de Agudo. Através de leituras e releituras bibliográficas é que se constituiu os encaminhamentos da proposta de trabalho que permitem afirmar que a existência de jogos e brincadeiras infantis, se bem aplicados, certamente ajudarão no desenvolvimento e no processo ensino-aprendizagem. Dentre os referenciais teóricos, destaca-se Santos (1999); Antunes (2000); Friedmann(1996); e Almeida(1986), que enfatizam o jogo como ajuda para construir novas descobertas, bem como a importância do professor e da escola proporcionarem essas vivências. O lúdico pode ser usado como forma de provocar uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento contribuindo, assim, para o desenvolvimento da criança. É através das atividades lúdicas que a criança prepara-se para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ele se integrando, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, a cooperar com seus semelhantes, e a conviver como um ser social.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples