Mostrar registro simples

dc.creatorBorin, Maísa Augusta
dc.date.accessioned2014-02-05
dc.date.available2014-02-05
dc.date.issued2012-12-10
dc.identifier.citationBORIN, Maísa Augusta. Representations about teacher in educational materials distributed by the brazilian government: a possible reading. 2012. 159 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3986
dc.description.abstractThis research aims to investigate the several representations of teacher that are produced and distributed by the Brazilian government. In order to do that, the way as teacher act in those texts was taken in account by the linguistic and discursive ways in which was possible to see those representations. As a general rule, the methodologies used in this research are based on the theoretical and methodological background of Jean-Paul Bronckart‟s interactive and socio-discursive interactionism (SDI), the Theory about Social Representations by Serge Moscovici besides other concepts by authors who presented the same background of textual interpretation. Among those methodologies, the references used to the data analysis were the interactive and social context; the organizational level, in a specific way the global level and kinds of discourses; the enunciative way, focused on speeches and modalizations; and, finally, the semantic level.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectSocial representationeng
dc.subjectTeachereng
dc.titleAs representações sobre professor em material distribuído pelas instâncias governamentais: uma possível leiturapor
dc.title.alternativeRepresentations about teacher in educational materials distributed by the brazilian government: a possible readingeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoNesta pesquisa são investigadas as representações sobre o professor e sobre o seu trabalho construídas em texto produzido e distribuído aos professores pelo Governo Federal. Para tanto, foram levantadas as características do agir do professor, construídas nesses textos, identificando-se as formas lingüístico-discursivas que permitiram detectar essas representações. De modo geral, os procedimentos utilizados na pesquisa provêm, sobretudo, do quadro teórico-metodológico do interacionismo sóciodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Jean-Paul Bronckart, e na Teoria das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici, além de conceitos de outros autores compatíveis com esse quadro teórico para a interpretação dos textos. Dentre esses procedimentos, tomamos como referência para a análise dos dados, o contexto sócio-interacional de produção; o nível organizacional, mais especificamente o plano global e os tipos de discursos; o nível enunciativo, centrando nas vozes e modalizações; e, finalmente, o nível semântico.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Marcia Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4758168670271026por
dc.contributor.referee1Graeff, Telisa Furlanetto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020016009007215por
dc.contributor.referee2Gomes, Neiva Maria Tebaldi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0481910642659591por
dc.contributor.referee3Leão, Rosaura Maria Albuquerque
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6986650415384917por
dc.contributor.referee4Marchesan, Maria Tereza Nunes
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5214558523776194por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804326888652911por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples