Mostrar registro simples

dc.creatorBiazus, Camilla Baldicera
dc.date.accessioned2015-10-22
dc.date.available2015-10-22
dc.date.issued2015-02-23
dc.identifier.citationBIAZUS, Camilla Baldicera. DICIONÁRIO COMPARTILHADO: ESPAÇO DE CRIAÇÃO, RESISTÊNCIA E SUBJETIVIDADE. 2015. 294 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3999
dc.description.abstractThe general objective of this study is to understand the process of subjectivation of subjects through discourse production, and the construction of meaning for adolescent subjects through the proposal of creating dictionary entries, with drawings and songs, which are part of a shared dictionary that includes the personal and unique story for each participant, as well as it tries to portray the experience of being part of Associação Cuíca. This research has as a starting point to propose the guiding and following of the development of this dictionary by young people who are part of Associação Cuíca (Culture, Inclusion, Citizenship and Arts) that develops cultural activities to the needy population of Santa Maria (RS), prioritizing social inclusion and development of children and adolescents. With the development of these entries it is believed to be possible to analyze the written artistic and creative production of these subjects in order to observe how the production of language as a space of production itself and of possibility of subjectivity in the link with the Other can be constitutive of identity construction. The theoretical background that supports this research is the theory of Discourse Analysis by Pêcheux, which focus on the notions of language, subject and history over others. It is also relevant to point out that as the data collection survey was conducted in Cuíca, this cultural context is considered in the developed practice, as well as in the expected results. For the analysis of discursive materiality collected at first, the entries created by the participants are elected, which are handled in the research so that subsequently these entries can be reassembled from the discursive regularities found among them. Then, the processes of meaning production are described and analyzed with particular emphasis on paraphrases and metaphors as these categories of analysis have been used by Orlandi (2007a, 2012). Furthermore, the analyzed material also serves as a basis for reflection on the concepts of discourse, text, interdiscourse, history and historicity, subject, ideology, unconscious, among others necessary for the development of this study.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectLínguapor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectDiscourseeng
dc.titleDicionário compartilhado: espaço de criação, resistência e subjetividadepor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo é compreender o processo de subjetivação de sujeitos pela produção do discurso e pela construção de sentidos para o sujeito-adolescente, através da proposta de criação de verbetes dicionarísticos, ilustrados e musicados, que fazem parte de um dicionário compartilhado , o qual contempla a história pessoal e singular de cada participante, bem como retratar a experiência de fazer parte da Associação Cuíca. Esta pesquisa tem como ponto de partida propor a orientação-acompanhamento da elaboração desse dicionário por jovens que fazem parte da Associação Cuíca (Cultura, Inclusão, Cidadania e Artes), a qual desenvolve atividades culturais com a população carente de Santa Maria (RS), priorizando a inclusão social e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A partir da elaboração desses verbetes, ilustrados e musicados, acredita-se ser possível analisar a produção escrita-artístico criativa desses sujeitos, a fim de observar como a produção da linguagem, enquanto um espaço de produção de si e de possibilidade de subjetivação no laço com o Outro, pode ser constitutiva da construção identitária. O referencial teórico que dá suporte a esta pesquisa é a teoria da Análise de Discurso pechetiana, priorizando as noções de língua, sujeito e história em detrimento de outras. Torna-se relevante também destacar que, como a coleta de dados da pesquisa foi realizada na Cuíca, é considerado este espaço sócio-cultural na prática desenvolvida, bem como nos resultados esperados. Para a análise das materialidades discursivas coletadas, primeiramente, são eleitos os verbetes criados pelos participantes e trabalhados dentro da pesquisa, para que, posteriormente, possam ser reagrupados a partir das regularidades discursivas encontradas entre eles. Feito isso, são descritos os processos de produção de sentido e então analisados, dando ênfase especial às paráfrases e metáforas, tal como essas categorias de análise vêm sendo utilizadas por Orlandi (2007a, 2012). Além disso, o material analisado também serve de base para reflexão acerca dos conceitos de discurso, texto, interdiscurso, história e historicidade, sujeito, ideologia, inconsciente, entre outros, necessários para o desenvolvimento deste estudo.por
dc.contributor.advisor1Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708430A3por
dc.contributor.referee1Martins, Taís da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757174H5por
dc.contributor.referee2Dias, Cristiane Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809Z0por
dc.contributor.referee3Pacifico, Soraya Maria Romano
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003540751333445por
dc.contributor.referee4Romão, Lucília Maria Sousa
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828821460772801por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882808604452167por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples