Mostrar registro simples

dc.creatorGehrke, Nara Augustin
dc.date.accessioned2016-04-05
dc.date.available2016-04-05
dc.date.issued2015-12-11
dc.identifier.citationGEHRKE, Nara Augustin. PHOTO OF THE DAY OR MICRO VERBAL-VISUAL CHRONIC: AN GENRE IN PERSPECTIVE OF THE SYDNEY SCHOOL. 2015. 214 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4003
dc.description.abstractThis research establishes a new genre termed micro verbal-visual chronic. It is proposed that it can be approached from the perspective of Sydney School as one genre of the family of story genres (MARTIN; ROSE, 2008, 2012). To prove this a descriptive-analytic survey was conducted with a quantitative and qualitative approach. Analytical protocols were formulated to determine how ideational, interpersonal and textual meanings were produced and how the photographic image and the verbiage were articulated in a single frame. These instruments were applied to a set of 100 micro texts taken from a newspaper with daily publication. Complementing were collected texts in the digital environment. The contexts of situation and of culture (HALLIDAY; HASAN, 1989; EGGINS; MARTIN, 1998) were identified and then lexicogrammatical and visual choices in the systems of the TRANSITIVITY and of the THEME (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014) have been mapped. Interpersonal meanings were treated with the categories social distance, contact, status and power (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). In adition, the interaction between verbal and visual modes was analyzed in terms of symmetric / asymmetric relations and logical-semantic (SALWAY; MARTINEC, 2005). The data show that the micro verbal-visual chronic has the social purpose to share a personal impression of a topic considered socially relevant from the view of the author that interprets the photographic representation of meanings pertaining to everyday discourse. This setting identifies the micro verbal-visual chronic with the observation, a genre of the story sistem. The generic structure of a micro verbal-visual chronic consist of the presentation of a photographic image and its verbal interpretation. The obligatory stages are Setting ^ Comment with three additional optional stages ((Appreciation) / (Locution) / (Idea)).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola de Sydneypor
dc.subjectMicrocrônica verbo-visualpor
dc.subjectGêneros multimodaispor
dc.subjectSydney Schooleng
dc.subjectMicro verbal-visual chroniceng
dc.subjectMultimodal genreseng
dc.titleFoto do dia ou microcrônica verbo-visual: um gênero na perspectiva da Escola de Sydneypor
dc.title.alternativePhoto of the day or micro verbal-visual chronic: an genre in perspective of the Sydney Schooleng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta pesquisa estabelece um novo gênero denominado microcrônica verbo-visual. Propõe-se que ele pode ser abordado na perspectiva da Escola de Sydney como um dos gêneros do sistema de estórias (MARTIN; ROSE, 2008, 2012). Para comprovar essa hipótese, realizou-se uma pesquisa descritivo-analítica com abordagem quali-quantitativa. Protocolos de análise foram formulados para verificar como significados ideacionais, interpessoais e textuais (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014) eram produzidos e como se articulavam dois modos semióticos em um único quadro. Esses instrumentos foram aplicados a um conjunto de 100 microtextos retirados de um jornal com publicação diária e, numa fase posterior da pesquisa, coletaram-se também textos no ambiente digital. Os contextos de situação e de cultura (HALLIDAY; HASAN, 1989; EGGINS; MARTIN, 1998) foram delimitados e as opções léxico-gramaticais e visuais nos sistemas da TRANSITIVIDADE e do TEMA (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014) foram mapeadas. Os significados interpessoais foram tratados com as categorias de distância social, contato, status e poder (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Por fim, a interação entre os modos foi abordada em termos de relações simétricas/assimétricas e lógico-semânticas (SALWAY; MARTINEC, 2005). Os dados mostraram que a microcrônica verbo-visual apresenta como propósito sóciocomunicativo partilhar uma impressão pessoal sobre um tema considerado relevante socialmente, a partir do que o cronista interpreta da representação de significados atinentes ao cotidiano representados visualmente. A estrutura global do gênero consiste da apresentação de uma imagem fotográfica e sua interpretação verbal. A configuração Cenário ^ Comentário ((Apreciação)/ (Locução) / (Ideia)) corresponde à estrutura esquemática, identificando-se dois estágios obrigatórios e três opcionais. Os achados da pesquisa confirmam a hipótese da microcrônica como uma observação comentada, um dos gêneros da família das estórias apresentados pela Escola de Sydney.por
dc.contributor.advisor1Cabral, Sara Regina Scotta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735272P3por
dc.contributor.referee1Almeida, Danielle Barbosa Lins de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846654142638437por
dc.contributor.referee2Olioni, Raymundo da Costa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0286268226169422por
dc.contributor.referee3Petermann, Juliana
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779258Z6por
dc.contributor.referee4Hendges, Graciela Rabuske
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794807U6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570517651731767por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples