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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorVanderley, Ana Lúcia Gonzaga
dc.date.accessioned2014-08-26T15:21:16Z
dc.date.available2014-08-26T15:21:16Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/404
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, CE, 2010.por
dc.description.abstractThe professionals of the Municipal School of Childlike Education and Basic Teaching X are professionals formed in superior level and specialists, with low salaries and they coexist with the lack of investments in the schools, the present study has for general objective: to value the level of occupational stress of the teachers. And I eat specific: to draw the profile, to know some habits and to identify some feelings and behaviours of the teachers. An inquiry was carried out exploratória, through a study of if, of qualitative approach. There was used the questionnaire composed by a reduced version of the Occupational Stress Indicator. More than 40,33 % of the teachers has the personality of the type A, more inclined to the stress; the type AB predominates (42 %) showing flexibility of opinion, rationality, organized and has easiness to carry out several activities at the same time. The association of the study of the personality with it of the lócus of control notices to itself that teachers investigated are more inclined to the stress in the work in the school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstressepor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleO estresse ocupacional dos docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Xpor
dc.title.alternativeThe occupational estresse of the professors of the Municipal Schoof Infantile Education and Basic Education Xeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoOs profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental X são profissionais formados em nível superior e especialistas, com baixos salários e convivem com a falta de investimentos nas escolas. O presente estudo tem por objetivo geral: avaliar o nível de estresse ocupacional dos docentes. E como específicos: traçar o perfil, conhecer alguns hábitos e identificar alguns sentimentos e comportamentos dos docentes. Para o alcance dos mesmos foi realizada uma pesquisa exploratória, através de um estudo de caso, de enfoque qualitativo. Foi utilizado o questionário composto por uma versão reduzida do Occupational Stress Indicator. Onde os resultados revelaram que mais de 40,33% das docentes têm a personalidade do tipo A, mais propensa ao estresse; o tipo AB predomina (42%) mostrando flexibilidade de opinião, racionalidade, organização e possui facilidade para realizar várias atividades ao mesmo tempo. A associação do estudo da personalidade com o estudo do lócus de controle permitiu observar que as docentes pesquisadas são mais propensas ao estresse no trabalho relativo à gestão escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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