Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Nara Joyce Wellausen
dc.creatorRodrigues, Noeli Aguida
dc.date.accessioned2014-09-02T13:04:46Z
dc.date.available2014-09-02T13:04:46Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/408
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe general objective of this article was verify the existence of specific contents and disciplines to provision of students with High Abilities/Gifted, for the qualification of teachers, in superior and medium levels. This verification was carried out through the documentary analysis of some pedagogical proposals of two Faculties and a course of teaching of a interior city from Rio Grande do Sul. First of all, was approached the question about the High Abilities/Gifted, substantiated theoretically by the conceptions of two researchers: Howard Gardner, for subsidize the conception of intelligences; and Joseph Renzulli, for defined the gifted. The formation of teachers in Child Education was discussed, to list important points to be considered in educators formation. It follows with a analysis of some annotations of three courses for Child Education formation. Finally, reflected about the necessary points to viability a pedagogical proposal, thinking in qualification of teachers of Child Education to work with High Abilities/Gifted students. Therein, was questioned the qualification of the professional that will dedicate to the Child Education, emphasizing the importance this thematic in the curriculums in formation teaching courses in that levels, favoring that High Abilities/Gifted students inclusion happen effectively.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.titleA formação inicial de professores na educação infantil oferece subsídios para a docência de alunos com altas habilidades/superdotação?por
dc.title.alternativeThe initial formation of teachers in child education offers subsidies for the teaching of students with high abilities/gifted?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial: Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO objetivo geral do presente estudo foi verificar a existência de conteúdos e disciplinas específicas ao atendimento dos alunos que apresentam Altas Habilidades/Superdotação, para a capacitação de professores, nos níveis médio e superior. Tal verificação foi realizada através da análise documental de algumas propostas pedagógicas de duas Faculdades e um curso de magistério de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Inicialmente, foi abordada a questão sobre as Altas Habilidades/Superdotação, fundamentada teoricamente pelas concepções de dois pesquisadores: Howard Gardner, para subsidiar a concepção das inteligências; e Joseph Renzulli, para definir a superdotação. A formação dos professores na Educação Infantil foi discutida, como forma de elencar os princípios importantes a serem considerados na formação dos educadores. Segue-se a análise de algumas ementas de três cursos para a formação de docentes em Educação Infantil, e, por último, na conclusão, refletiu-se sobre os pontos necessários para a viabilização de uma proposta pedagógica, pensando na capacitação de professores da Educação Infantil para trabalharem alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Nesse sentido, foi questionada a qualificação do profissional que vai se dedicar à Educação Infantil, e salientada a importância da inclusão dessa temática nos currículos dos cursos de formação para a docência nesse nível da educação, favorecendo que a inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação aconteça efetivamente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples