dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Ficagna, Roselaine Casagrande | |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T14:59:44Z | |
dc.date.available | 2014-09-02T14:59:44Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/412 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The democratic management is theme of analysis and much discussion
among the education scholars nowadays. The present monographic
research carried out with teachers and managers of municipal and state
schools has as basis the qualitative focus and tries to understand the
prominence of the political pedagogical project for the building of a
democratic management, and the challenges found by the manager to
promote the participation of the school community segments in its
actions. In the present context one can observe the need of a dynamic
manager, daring, creative and engaged to the building of the school
project. One can realize that the articulation of the manager with the
school community, based on the principles of interaction and
democracy, is , to a certain extent, a reality in the researched schools,
contributing positively to the growth and the obtainment of results which
will make the school into reference of quality, a successful school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | O projeto político-pedagógico e sua importância em uma gestão democrática | por |
dc.title.alternative | The importance of the political pedagogical project in a democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A gestão democrática é temática de análise e muita discussões entre os estudiosos da educação na contemporaneidade. A presente pesquisa monográfica realizada com professores e gestores de escolas estaduais e municipais do município de Liberato Salzano situado ao norte do Rio Grande do Sul embasa-se no enfoque qualitativo e busca compreender a importância do Projeto Político Pedagógico para a construção de uma gestão democrática e os desafios encontrados pelo gestor para promover a participação dos segmentos da comunidade escolar em suas ações. No contexto atual, observa-se a necessidade de um gestor dinâmico, ousado, criativo e comprometido com a construção coletiva do projeto da escola. Nota-se que a articulação do gestor com a comunidade escolar, norteada pelos princípios de interação e democracia, é, em certa medida, uma realidade nas escolas pesquisadas, contribuindo positivamente para o crescimento e obtenção de resultados que tornará a escola uma referência de qualidade, uma escola de sucesso. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |