Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorFicanha, Elisandra
dc.date.accessioned2014-09-02T15:21:30Z
dc.date.available2014-09-02T15:21:30Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/413
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractfrom the school management from the perspective of schools. It is from this aspect in wich we search in this research, investigate community participation in school decision making. In this context, we analyzed the position of manager in the daily school and indicate possible interventions of the democratic management before the obstacles encountered in the field school. This way we suport our research in a qualitative approach, in which the case study, the participant observation and systematic literature search and provided subsidies to be able to understand the social context investigated, as well as the individuals involved in this study. For the field research we use the semi-structured interviews with oral and written records. In the dialogue with the subjects studied intertwined with theoretical framework, we saw that the work of the manager depends on the commitment and know-how "of teaching of all other participants. It is the task manager propose tasks instigating, and provocative, while feasible, to promote an expanded view of involvement with the subjects involved in the school. We need all the trigger, and keep continuing to arouse the interest and desire of all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEscola cidadãpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.titleDesafios e possibilidades da gestão educacional na perspectiva cidadãpor
dc.title.alternativeChallenges and opportunities in view of management education citizeneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNo presente trabalho monográfico, visa-se abordar os desafios e as possibilidades da gestão escolar na perspectiva da escola cidadã. É partindo desse enfoque que se buscou, nesta pesquisa, investigar a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Nesse contexto, analisou-se a postura do gestor no cotidiano escolar e indicaram-se possíveis intervenções da gestão democrática diante dos obstáculos encontrados no âmbito escolar. Para tanto, ampara-se nossa investigação na abordagem qualitativa, em que o estudo de caso, a observação participante e sistemática e a pesquisa bibliográfica forneceram os subsídios necessários para a possível compreensão do contexto social investigado, como também, os sujeitos envolvidos neste estudo. Para a pesquisa de campo utilizou-se a entrevista semi-estruturada com registros orais e escritos. No diálogo com os sujeitos da pesquisa entrelaçado com referencial teórico estudado, constatou-se que o trabalho do gestor depende do empenho e do saber-fazer pedagógico dos demais participantes do conjunto. É função do gestor propor tarefas instigantes, provocadoras e, ao mesmo tempo, viáveis, a fim de promover uma perspectiva ampliada de participação com os sujeitos envolvidos no espaço escolar. É preciso acionar todos os conhecimentos, além de manter a persistência para despertar o interesse e a vontade de todos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples