dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Ficanha, Elisandra | |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T15:21:30Z | |
dc.date.available | 2014-09-02T15:21:30Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/413 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | from the school management from the perspective of schools. It is from this aspect in
wich we search in this research, investigate community participation in school
decision making. In this context, we analyzed the position of manager in the daily
school and indicate possible interventions of the democratic management before the
obstacles encountered in the field school. This way we suport our research in a
qualitative approach, in which the case study, the participant observation and
systematic literature search and provided subsidies to be able to understand the
social context investigated, as well as the individuals involved in this study. For the
field research we use the semi-structured interviews with oral and written records. In
the dialogue with the subjects studied intertwined with theoretical framework, we saw
that the work of the manager depends on the commitment and know-how "of
teaching of all other participants. It is the task manager propose tasks instigating, and
provocative, while feasible, to promote an expanded view of involvement with the
subjects involved in the school. We need all the trigger, and keep continuing to
arouse the interest and desire of all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Escola cidadã | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.title | Desafios e possibilidades da gestão educacional na perspectiva cidadã | por |
dc.title.alternative | Challenges and opportunities in view of management education citizen | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | No presente trabalho monográfico, visa-se abordar os desafios e as possibilidades da gestão escolar na perspectiva da escola cidadã. É partindo desse enfoque que se buscou, nesta pesquisa, investigar a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Nesse contexto, analisou-se a postura do gestor no cotidiano escolar e indicaram-se possíveis intervenções da gestão democrática diante dos obstáculos encontrados no âmbito escolar. Para tanto, ampara-se nossa investigação na abordagem qualitativa, em que o estudo de caso, a observação participante e sistemática e a pesquisa bibliográfica forneceram os subsídios necessários para a possível compreensão do contexto social investigado, como também, os sujeitos envolvidos neste estudo. Para a pesquisa de campo utilizou-se a entrevista semi-estruturada com registros orais e escritos. No diálogo com os sujeitos da pesquisa entrelaçado com referencial teórico estudado, constatou-se que o trabalho do gestor depende do empenho e do saber-fazer pedagógico dos
demais participantes do conjunto. É função do gestor propor tarefas instigantes, provocadoras e, ao mesmo tempo, viáveis, a fim de promover uma perspectiva ampliada de participação com os sujeitos envolvidos no espaço escolar. É preciso acionar todos os conhecimentos, além de manter a persistência para despertar o interesse e a vontade de todos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |