dc.contributor.advisor | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Freddo, Jaqueline | |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T11:48:30Z | |
dc.date.available | 2014-09-03T11:48:30Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/414 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work presents a reflection on the action of the diverse educators, to identify the
relations of mainly being in the evaluation that change in the pertaining to school
space, the implicit power school and affectionate, as well as different conceptions on
the evaluation and as it present itself in the pertaining to school context.
To identify the diverse existing relations of the power in the half pertaining to school
relation them with the Pedagogies of century XVII in ahead. Analyse a differentiated
vision, in that when relating the theory with the practical of evaluate, was perceived
that it exists diverse relations of being able and affectinate, as much how productive
forces, in that the citizens respect the power in the actions of the other; how much
negative forces where the citizen believes that it possess the power in accordance
with the position that occupies. To know the different forms of being able and its
envolvement in the evaluate process makes possible rethink, reorganizing the
existing evaluate process in the school, in order to construct to significant, involving
learnings and a School more joust, more democratic and less exculpatory. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Poder | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Relações de poder no processo de avaliação da escola contemporânea | por |
dc.title.alternative | Authority connections in the process evaluation contemporary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação dos diversos educadores para identificar as relações de poder na avaliação que mudam no espaço escolar, principalmente o poder implícito e afetividade escolar, bem como diferentes concepções sobre a avaliação e como ela se apresenta no contexto da escola. Buscou-se identificar as diversas relações do poder existentes no meio escolar relacionando-as com as Pedagogias do século XVII em diante. Analisou-se uma visão diferenciada, em que ao relacionar a teoria com a prática da avaliação, percebeu-se que existe diversas relações de poder e afetividade, tanto quando forças produtivas em que os sujeitos respeitam o poder nas ações do outro; quanto forças negativas em que o sujeito acredita que possui o poder de acordo com o cargo que ocupa. Conhecer as diferentes formas de poder e o seu envolvimento nona avaliação, possibilita o repensar e reestruturar o processo avaliativo existente na escola, a fim de construir aprendizagens significativas, envolventes e uma Escola
mais justa, mais democrática e menos excludente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |