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dc.contributor.advisorDal-Forno, Josiane Pozzatti
dc.creatorNunes, Lucimari Alves
dc.date.accessioned2014-09-03T14:36:06Z
dc.date.available2014-09-03T14:36:06Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/420
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis monograph seeks to understand what principals and vice principals understand why school evaluation considering the perspective of democratic management. Accordingly, we carried out a study on assessment practices and democratic management, its importance in school and social. For this, the research was conducted through literature review and semi-structured interview with the direction of School District Elementary School in South Sapucaia in the metropolitan region of Porto Alegre. Among the principal authors analyzed, cite Hoffmann (1999 and 2007), Piletti (1987), Vasconcellos (1995 and 1998), Paro (1997 and 2007) and Libâneo (2005 and 2011). From reflections on the theoretical and questionnaires answered by fifteen directors and \ or deputy directors, one realizes that school evaluation is still linked to grades and classifications of students, being away from a more democratic and participatory practice. The director and deputy director, who are ahead of this process has afforded little space to actually happen a more committed to quality education. Given this, it is perceived to be essential discussions, studies, exchanges of experiences and more systematic monitoring and critical of the manager within the schools, along with your workgroup in order to reach higher levels of income and educational attainment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectEnsino de qualidadepor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.titleGestão escolar e sua contribuição na construção da avaliação de qualidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia busca compreender o que diretores e vice-diretores entendem por avaliação escolar considerando a perspectiva da gestão democrática. Nesse sentido, realizou-se um estudo sobre práticas avaliativas e gestão democrática, sua importância no contexto escolar e social. Para isso, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e de entrevista semi-estruturada, com a direção de Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Entre os principais autores analisados, cita-se Hoffmann (1999 e 2007), Piletti (1987), Vasconcellos (1995 e 1998), Paro (1997 e 2007) e Libâneo (2005 e 2011). A partir de reflexões sobre os referenciais teóricos e os questionários respondidos por quinze diretores e\ou vice-diretores, percebe-se que avaliação escolar ainda está vinculada a notas e classificações dos alunos, estando longe de uma prática mais democrática e participativa. O diretor e o vice-diretor, que estão à frente deste processo pouco tem proporcionado espaços para que realmente aconteça uma avaliação mais comprometida com o ensino de qualidade. Diante disso, percebe-se sendo essencial discussões, estudos, trocas de experiências e um acompanhamento mais sistemático e crítico do gestor dentro dos estabelecimentos de ensino, juntamente com seu grupo de trabalho, a fim de alcançar índices mais elevados de rendimento e sucesso escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [393]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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