Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Deisi Sangoi
dc.creatorFeldkercher, Nadiane
dc.date.accessioned2014-09-10T14:56:14Z
dc.date.available2014-09-10T14:56:14Z
dc.date.issued2008-07-22
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/450
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe research Continuous Education in teachers’ speeches was developed in the Educational Management Specialization Course and fits in the research line School Organization Management. To identify the teachers’ concepts about continuous education and to investigate what teachers and schools are doing in relation to that are the objectives of this research. It is a qualitative research developed in the Course Sexual Diversity and Gender Equality in which the colaborators were the participant professors of the course. Questionnaires and interviews were used as instruments to collect data. Studies about different themes were used in order to base the data analysis: teachers’ formation, teachers’ continuous education, public politics and school organization. Considering these studies and the data collected, topics like the implications of being a teacher; initial formation of teachers as professionals; continuous education; aspects of the initiative execution dynamics of continuous education; public politics related to continuous education; relation between continuous education and pedagogical practice change; and continuous teacher education at the school itself. Among the results, it is highlighted that the participation in continuous education initiative does not educate the teacher as a professional, but that is essential that the professional wishes that, that is, be looking forward to experiencing that. It is also possible to plan and develop continuous education at the teachers’ workplace itself, in this way, it can be more signifying since it values more that context singularities and articulates theory and practice besides making possible a collective reflection of the participant teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação continuada de professorespor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEscola reflexivapor
dc.titleEducação continuada na fala de professorespor
dc.title.alternativeContinuous education in teachers’ speecheseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA pesquisa Educação Continuada na fala de professores foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional e inclui-se na linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar. Os objetivos desta pesquisa foram identificar as concepções que os professores têm sobre educação continuada e investigar o que professores e escolas estão fazendo em relação a mesma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no contexto do Curso Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero e que teve como colaboradores os professores participantes do Curso. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas. Para subsidiar a análise destes dados usamos como suporte teórico estudos sobre os temas: formação de professores, educação continuada de professores, políticas públicas e organização escolar. A partir desses estudos e dos dados coletados, foram problematizados elementos como implicações do ser professor, formação inicial do profissional professor, educação continuada, aspectos da dinâmica de execução de iniciativas de educação continuada, políticas públicas referentes à educação continuada, relação entre educação continuada e mudança da prática pedagógica e educação continuada de professores na própria escola. Dentre os resultados encontrados, destacamos que a participação em iniciativas de educação continuada por si só não educa o profissional professor e que é imprescindível que o mesmo a deseje, isto é, esteja aberto para a mesma. Apontamos ainda que é possível planejar e desenvolver educação continuada no próprio ambiente de trabalho do professor e que, assim, esta pode ser mais significativa por poder valorizar mais as singularidades daquele contexto, articular com maior facilidade teoria e prática além de propiciar a reflexão conjunta dos professores participantes.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples