dc.contributor.advisor | Freitas, Deisi Sangoi | |
dc.creator | Feldkercher, Nadiane | |
dc.date.accessioned | 2014-09-10T14:56:14Z | |
dc.date.available | 2014-09-10T14:56:14Z | |
dc.date.issued | 2008-07-22 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/450 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The research Continuous Education in teachers’ speeches was developed in
the Educational Management Specialization Course and fits in the research line
School Organization Management. To identify the teachers’ concepts about
continuous education and to investigate what teachers and schools are doing in
relation to that are the objectives of this research. It is a qualitative research
developed in the Course Sexual Diversity and Gender Equality in which the
colaborators were the participant professors of the course. Questionnaires and
interviews were used as instruments to collect data. Studies about different
themes were used in order to base the data analysis: teachers’ formation,
teachers’ continuous education, public politics and school organization.
Considering these studies and the data collected, topics like the implications of
being a teacher; initial formation of teachers as professionals; continuous
education; aspects of the initiative execution dynamics of continuous education;
public politics related to continuous education; relation between continuous
education and pedagogical practice change; and continuous teacher education
at the school itself. Among the results, it is highlighted that the participation in
continuous education initiative does not educate the teacher as a professional,
but that is essential that the professional wishes that, that is, be looking forward
to experiencing that. It is also possible to plan and develop continuous
education at the teachers’ workplace itself, in this way, it can be more signifying
since it values more that context singularities and articulates theory and practice
besides making possible a collective reflection of the participant teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação continuada de professores | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Escola reflexiva | por |
dc.title | Educação continuada na fala de professores | por |
dc.title.alternative | Continuous education in teachers’ speeches | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A pesquisa Educação Continuada na fala de professores foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional e inclui-se na linha de
pesquisa Gestão da Organização Escolar. Os objetivos desta pesquisa foram identificar as concepções que os professores têm sobre educação continuada e
investigar o que professores e escolas estão fazendo em relação a mesma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no contexto do Curso
Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero e que teve como colaboradores os professores participantes do Curso. Utilizamos como instrumentos de coleta de
dados questionários e entrevistas. Para subsidiar a análise destes dados usamos como suporte teórico estudos sobre os temas: formação de
professores, educação continuada de professores, políticas públicas e organização escolar. A partir desses estudos e dos dados coletados, foram
problematizados elementos como implicações do ser professor, formação inicial do profissional professor, educação continuada, aspectos da dinâmica de
execução de iniciativas de educação continuada, políticas públicas referentes à educação continuada, relação entre educação continuada e mudança da
prática pedagógica e educação continuada de professores na própria escola. Dentre os resultados encontrados, destacamos que a participação em
iniciativas de educação continuada por si só não educa o profissional professor e que é imprescindível que o mesmo a deseje, isto é, esteja aberto para a
mesma. Apontamos ainda que é possível planejar e desenvolver educação continuada no próprio ambiente de trabalho do professor e que, assim, esta
pode ser mais significativa por poder valorizar mais as singularidades daquele contexto, articular com maior facilidade teoria e prática além de propiciar a
reflexão conjunta dos professores participantes. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |