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dc.creatorBraga, Daniele Penteado Gonçalves
dc.date.accessioned2017-04-10
dc.date.available2017-04-10
dc.date.issued2007-03-01
dc.identifier.citationBRAGA, Daniele Penteado Gonçalves. Indicadores de desempenho e competitividade de empresas associadas em rede: um estudo de multicasos de uma rede de agências de viagens e turismo do estado do Rio Grande do Sul. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4519
dc.description.abstractThis study shows the theme performance and competitiveness of 16 enterprises that are part of a net of travel and tourism agencies in the State of Rio Grande do Sul. Indicators have been developed to evaluate the period before the actual participation on the net and also the period after the participation on the net. The research is classified as qualitative. A deep interview with the net president and a questionnaire with the managers of the 16 companies were applied to collect data. The performance and competitiveness indicators were developed in a meeting with the managers of the companies that make part of this research. Between the 32 performance and competitiveness indicators analyzed in the companies that belong to the net, 25 indicators presented some improvement, 6 stayed as they were before and after the companies get into the net and only one presented a result lower than the one obtained before the companies start to make part of the net. In the 25 indicators that present some improvement there were: executive behavior, relations and partnerships with companies of the same industry, competitive advantage, motivation and satisfaction at work, improvement in the commissions generated by the providers, number of providers of negotiated products and monthly average incomes. About the performance indicators that stayed equal before and after the companies start to be a part of the net, it is possible to highlight the improve of the salaries. The only indicator that showed a decrease after the companies start to make part of the net was the one of the benefits generated by the providers. The results of this research indicates that the participation of the MPMES in a cooperation net improve their competitive performance.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedes de cooperaçãopor
dc.subjectIndicadores de desempenhopor
dc.subjectMicro, pequenas e médias empresaspor
dc.subjectCooperation netseng
dc.subjectPerformance indicatoreseng
dc.subjectSmall and medium enterpriseseng
dc.titleIndicadores de desempenho e competitividade de empresas associadas em rede: um estudo de multicasos de uma rede de agências de viagens e turismo do estado do Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo aborda o tema de desempenho e competitividade de 16 empresas pertencentes a uma rede de agências de viagens e turismo do estado do Rio Grande do sul. Desenvolveu-se indicadores que avaliaram comparativamente o período pré-participação na rede e período subseqüente à participação na rede relativo a indicadores de desempenho e competitividade das empresas. A pesquisa foi exploratória descritiva de levantamento e de natureza qualitativa, a partir de uma entrevista em profundidade com o presidente da rede e um questionário com os respectivos gestores das 16 empresas. Os indicadores de desempenho e melhoria da competitividade tiveram origem em reunião com os gestores das empresas foco da pesquisa, os quais foram identificados de acordo com a estrutura interna das organizações, a fim de que a sua utilização estivesse alinhada com as estruturas existentes. Entre os 32 indicadores de desempenho e competitividade analisados nas empresas pertencentes à rede, concluiu-se que 25 indicadores apresentaram grau de melhoria, 6 indicadores permaneceram da mesma forma antes e depois das empresas pertencerem à rede e apenas 1 indicador apresentou resultado menor depois que as empresas passaram a fazer parte da rede. Dos 25 indicadores que apresentaram grau de melhoria destacam-se: comportamento empreendedor, relações e parcerias com empresas do mesmo segmento, vantagem competitiva frente à concorrência, grau de motivação e satisfação dos colaboradores, aumento nas comissões geradas pelos fornecedores, número de fornecedores de produtos comercializados e faturamento médio bruto mensal. Para os indicadores de desempenho que permaneceram iguais antes e depois das empresas pertencerem à rede, destaca-se o aumento salarial dos colaboradores, sendo que o único indicador de desempenho que apresentou resultado menor depois que as empresas passaram a fazer parte da rede foi o de benefícios gerados pelos fornecedores. Os resultados deste estudo e pesquisa indicam que a participação das MPMEs em rede de cooperação melhoram o desempenho competitivo das mesmas a partir dos indicadores estudados.por
dc.contributor.advisor1Wittmann, Milton Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6540542252982444por
dc.contributor.referee1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2075335904209708por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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