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dc.creatorHuppes, Daniela
dc.date.accessioned2017-04-10
dc.date.available2017-04-10
dc.date.issued2008-07-22
dc.identifier.citationHUPPES, Daniela. Cultural practices adopted by a visionary business to perpetuate the central ideology expresso medianeira : case study. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4527
dc.description.abstractFrom studies of Collins and Porras (1995) which show that visionary businesses possess a fundamental central ideology for its perpetuation, the main objective of this work was to analyze the practices of human development and communication of a visionary business, in order to identify cultural elements used to strengthen the central ideology. Thus, the following specific objectives were determined: to examine basic values responsible for the permanent character of the organization in analysis, to verify how values are institutionalized, to investigate the communication system and to analyze the practices of human development of the business. The method adopted was a case study, applied at Expresso Medianeira, a family business, in a collective transport segment, located in Santa Maria, Rio Grande do Sul. With the employment of interviews, document analysis and non-participant observation; it was possible to evidence that the cultural elements permeate the day-to-day of the organization. The heroes, rites, rituals, ceremonies and stories are symbolic dimensions which strengthen the values declared by the business and lived by its members. These cultural elements manifest through the practices of communication and human development which are strategically utilized by Expresso Medianeira, such as events, processes of socialization, performance evaluation, and reward and penalty.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpresa familiar visionáriapor
dc.subjectIdeologia centralpor
dc.subjectElementos culturaispor
dc.subjectPráticas de desenvolvimento humanopor
dc.subjectVisionary family businesseng
dc.subjectCentral ideologyeng
dc.subjectCultural elementseng
dc.subjectHuman development practiceseng
dc.titlePráticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeirapor
dc.title.alternativeCultural practices adopted by a visionary business to perpetuate the central ideology expresso medianeira : case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA partir dos estudos de Collins e Porras (1995) que mostram que as empresas visionárias possuem uma ideologia central fundamental para sua perpetuação, essa pesquisa buscou analisar as práticas de desenvolvimento humano e de comunicação de uma empresa visionária, a fim de identificar que elementos culturais são utilizados para reforçar sua ideologia central. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: examinar os valores básicos responsáveis pelo caráter permanente da empresa em análise, verificar como os valores são institucionalizados, investigar o sistema de comunicação e analisar as práticas de desenvolvimento humano adotadas. O método adotado foi o estudo de caso, aplicado na Expresso Medianeira, uma empresa familiar, do ramo de transporte coletivo urbano, localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Com o emprego de entrevistas, análise de documentos e observação não participante foi possível constatar que os elementos culturais permeiam o dia-a-dia da organização. Os heróis, ritos, rituais, cerimônias e estórias são dimensões simbólicas que reforçam os valores declarados pela empresa e vivenciados pelos seus membros. Esses elementos culturais se manifestam através das práticas de comunicação e de desenvolvimento humano que são estrategicamente utilizadas pela Expresso Medianeira, como os eventos, os processos de socialização, de avaliação de desempenho e de recompensas e punições.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1por
dc.contributor.referee1Garay, Angela Beatriz Scheffer
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727384D8por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Claudia Medianeira Cruz
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708992D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518413T9por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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