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dc.creatorMaciel, Alessandra Costenaro
dc.date.accessioned2017-04-06
dc.date.available2017-04-06
dc.date.issued2005-04-25
dc.identifier.citationMACIEL, Alessandra Costenaro. Precious stones industry: a study of competitive factors in companies from Soledade RS. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4540
dc.description.abstractTo remain competitive, companies are supposed to know the internal and external factors that are present in their sector and global reality, obtaining information that allow them to formulate strategies in order to stay in the market. Having this necessity in mind, the present dissertation presents the study on entrepreneurial, structural and systematic competitive factors in micro, small and medium-sized companies in the field of precious stones in Soledade RS. Through surveys, questionnaires have been applied to businesspeople from thirty-one precious stones industries, with the purpose of identifying the factors that exert major influence on the competitiveness of precious stones companies from Soledade - RS, according to the businesspeople s perception, with product delimitation of rough stones, stone works and artefacts and lapidated stones, by using the model of Coutinho and Ferraz (1995) and Ferraz, Kupfer and Haguenauer (1995). It has been verified that the groups of systematic and structural factors are the ones that mostly influence the competitiveness in this sample of companies. However, it has to be emphasized that, when comparing the average rates of influence of the three groups of variants (entrepreneurial, structural and systematic factors), the percentages obtained have been very much alike, from what may be concluded that the competitiveness of precious stones companies from Soledade is related to strategies that integrate these three groups of factors with similar degrees of influence.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectFatores competitivospor
dc.subjectPedras preciosaspor
dc.subjectStrategyeng
dc.subjectCompetitive factorseng
dc.subjectPrecious stoneseng
dc.titleIndústria de pedras preciosas: um estudo dos fatores competitivos em empresas de Soledade - RSpor
dc.title.alternativePrecious stones industry: a study of competitive factors in companies from Soledade RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPara que as empresas consigam se manter competitivas precisam conhecer os fatores internos e externos presentes na sua realidade setorial e global, obtendo informações que lhes permitam formular estratégias para se manterem no mercado. Tendo em vista essa necessidade, o presente trabalho de dissertação apresenta o estudo de fatores de competitividade empresariais, estruturais e sistêmicos em micro, pequenas e médias empresas industriais pertencentes ao setor de pedras preciosas de Soledade RS. Através de uma pesquisa de levantamento, foram aplicados questionários aos empresários de trinta e uma empresas industriais de pedras preciosas com o objetivo de identificar os fatores que exercem maior influência na competitividade das empresas de pedras preciosas de Soledade RS, segundo a percepção dos empresários, com delimitação nos produtos pedras preciosas em bruto, obras e artefatos em pedra e pedras lapidadas, utilizando o modelo de Coutinho e Ferraz (1995) e de Ferraz, Kupfer e Haguenauer (1995). Verificou-se que os conjuntos dos fatores sistêmicos e dos fatores estruturais são os que mais exercem influência na competitividade deste grupo de empresas. Porém, ressalva-se que ao se comparar os índices médios de influência dos três conjuntos de variáveis (fatores empresariais, estruturais e sistêmicos), obtiveram-se percentuais muito próximos, do que se conclui que a competitividade das empresas industriais de pedras preciosas de Soledade está relacionada a estratégias que integram esses três conjuntos de fatores com graus semelhantes de influência.por
dc.contributor.advisor1Wittmann, Milton Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785476D0por
dc.contributor.referee1Marion Filho, Pascoal José
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797734A1por
dc.contributor.referee2Schuch Júnior, Vitor Francisco
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792403T8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757788Z1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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