dc.creator | Schutel, Soraia | |
dc.date.accessioned | 2017-04-24 | |
dc.date.available | 2017-04-24 | |
dc.date.issued | 2010-05-07 | |
dc.identifier.citation | SCHUTEL, Soraia. Ontopsicologia e formação de pessoas na gestão sustentável do centro internacional de arte e cultura humanista Recanto Maestro/RS. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4562 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ontopsicologia | por |
dc.subject | Gestão sustentável | por |
dc.subject | Formação continuada de pessoas | por |
dc.subject | Interdisciplinar | por |
dc.subject | Mentalidade sustentável | por |
dc.title | Ontopsicologia e formação de pessoas na gestão sustentável do centro internacional de arte e cultura humanista Recanto Maestro/RS | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A temática da sustentabilidade tem encontrado espaço nos estudos organizacionais ao se direcionar às ações de gestão empresarial na sociedade mundial. Nesse contexto, investiga-se uma realidade no interior do Estado do Rio Grande do Sul, o Recanto Maestro, terceiro Distrito de São João do Polêsine. Utiliza-se, para tanto, a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997) para investigar o problema de pesquisa: Como o Recanto Maestro faz a sua gestão sustentável? . Os dados foram coletados por meio da observação participante, da análise documental e através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 16 gestores de projetos desenvolvidos no lócus do estudo. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 1994). Ao perpassar pelos principais referenciais teóricos sobre gestão sustentável e do método ontopsicológico (MENEGHETTI, 2004) - o qual é aplicado na formação dos recursos humanos que atuam neste local -, observa-se que as organizações demonstram-se sustentáveis conforme os pilares desenvolvidos por Sachs (2007). Além desses, identifica-se outro pilar que contribui para o desenvolvimento sustentável, o qual, até então, não havia sido considerado na literatura corrente sobre sustentabilidade: a mentalidade sustentável. Essa, conforme Meneghetti (2004), é decorrente da formação continuada (Life Long Learning), a qual possibilita a autenticidade da
consciência do ser humano por meio da reversibilidade entre intencionalidade e ação sustentável. O ser humano operador social é capaz de ser agente interdisciplinar e de promover a
sustentabilidade, oportunizando, assim, resultados benéficos tanto para si e para o outro quanto para o meio ambiente em que se insere. O estudo conclui que a interdisciplinaridade está
implícita no conceito de sustentabilidade. O princípio interdisciplinar evidencia-se ao estabelecer relações de benefícios mútuos entre as diversas esferas apontadas por Sachs (2007) econômica, social, ambiental, cultural, política, territorial , onde se complementam e se reforçam. Nesse contexto, o estudo indica as contribuições que a escola ontopsicológica, por meio de sua metodologia e de seus instrumentos de formação, pode trazer às organizações ao desenvolver seu recurso mais valioso: o humano. Através da aplicação desse método em realidades empresariais e
micro-sociais, como o exemplo do CIACH Recanto Maestro, pode-se buscar um novo modo de fazer a gestão sustentável. | por |
dc.contributor.advisor1 | Giordani, Estela Maris | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2613694853235546 | por |
dc.contributor.referee1 | Fossá, Maria Ivete Trevisan | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0718561583412717 | por |
dc.contributor.referee2 | Boer, Noemi | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7067957507021073 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6121031437379487 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |